sábado, 29 de outubro de 2011

Halloween!!! Informação e Esmalte

Sabem... em 2000 até 2002 mais ou menos eu fui aficcionada por Bruxaria. Wicca pra ser mais exata. E estudei um bocado dessa cultura... lindo demais!
E todo mundo sabe que o Halloween é uma data comemorada com mais euforia nos Estados Unidos e veio pro Brasil com as escolas de Inglês, certo? Teoricamente, sim...
Os celtas tem 8 festivais em sua cultura, os Sabbats. São 4 agrícolas e 4 solares.

O Dia das Bruxas, ou Halloween, faz parte dos agrícolas. O nome real é Festival de Samhain, o ano novo celta, comemorado mesmo em 31 de outubro só que... no Hemisfério Norte, ok?
Acontece que os festivais celtas seguem mais ou menos as estações do ano e o Festival de Samhain, o fim das épocas quentes, início do frio, onde os celtas celebravam, pedindo que os Deuses mantivessem as provisões. Era a época de estocar os alimentos e tudo o mais.
E o que isso tem a ver com as bruxas, afinal? Acreditava-se tbm que era o início da abertura dos portões entre o mundo dos vivos e dos mortos.
"Samhain: tempo dos mortos, da sabedoria das árvores, do culto aos antepassados. Que os portais do Outro Mundo se abram e que possamos ver com mais clareza aquilo que as brumas do dia-a-dia não nos permite ver com tanta clareza..."
Aqui no Brasil, o Samhain - ou dia das bruxas - é celebrado realmente, de acordo com a cultura celta, no dia 30 de abril.
(imagem daqui)

Aí agora eu vou contar pra vcs qual o Festival que é celebrado aqui no Brasil no dia 31 de outubro, de acordo com os celtas... e é o mais lindo de todos - eu acho!
BELTANE! Os Fogos Brilhantes! É o Festival da Fertilidade! Quando os celtas se conectam com os mortos, pedindo proteção pro gado e pras plantações. Festival do Deus Sol. Neste Festival os portais para o Outro Mundo também está próximo, facilitando a comunicação entre os celtas e os Povos Antigos.
Quem já assistiu As Brumas de Avalon? Apesar de ser uma situação estranha e até msm terrível o Festival realizado no filme é o Beltane. Não viu? Enfim... é o Festival da Fertilidade!

"(...)
Ouve-se a música dos bosques,
Uma melodia de perfeita paz;
A poeira é retirada da casa,
E a névoa às marges do lago.
(...)"
(imagem daqui)

Esses dados foram tirados da cachola e misturados com informações que tirei daqui e daqui. Eu poderia me estender facilmente nesse assunto, pq eu gosto realmente disso tudo, mas o post é sobre esmaltes, né? rs Então vamos lá!!!

Esmaltes:
- Avelã, da L'apogée. Duas camadas GENEROSAS, pq gosto de cobertura completa, escura e linda! rs
- Laranja Siena, da Risqué. Duas camadas normais.
- Tatuagem de unha, que a Sofia ganhou há séculos do tio Paulo (meu irmão) e resolvi usar hoje... + uma camada de base nessa unha!

Como contei, entre 2000 e 2002 eu tive a fase bruxa da minha vida... eu tinha uma amiga de trabalho q tbm era bem ligadona nessas coisas e um dia compramos até caldeirão... ele tá lá na casa da minha mãe, por isso não apareceu por aqui! Mas comprei tbm a agenda da Pascoalina! Mto fofa essa agenda! Não mostro por dentro pq era realmente o meu diário na época... então é melhor deixar do jeito que tá! rs


 E eu passei o dia procurando onde Sofia poderia ter escondido a abóbora que ganhei da Pat Daltro no ano passado (pq a bruxina estava na geladeira, desde que nos mudamos pra cá! rs). Tudo a ver, né? rs

E esse daí é um livrinho que comprei faz tempo tbm! As Incríveis Festas dos Bruxos - Segredos para Criar Festas Muito Agitadas tem ideias para festejar como o Aladim, Egípcios, Druidas e celtas; dicas de comidas e bebidas, fantasias e decoração, jogos... é bem legal! Mas nunca fiz uma festa inspirada nele, confesso... rs

E aqui eu mostro o detalhe da tatto na unha do mindinho... achei cute! hueheuheu

Agora corre lá na Fernanda Reali pra conhecer outras unhas inspiradas no Halloween!!

18 comentários:

Adriana Balreira disse...

Uma verdadeira bruxa, vc! Vixe! Agora deu foi medo! kkkk... Sabe tudo de bruxaria! Uma sábia. Agora já sei a quem pedir algumas bruxarias....kkkkkkkkkkkkk
Amei a tatoo! Tão cute! Ficou linda mesmo.
Beijos
Adriana

Josiana Leite disse...

Amiga não sou chegada,mas estou gostando de participar da postagem porque é tudo muito criativo, e você deu uma aula sobre o assunto legal e a unha ficou tudo de bom, grande abraço

Neli Rodrigues disse...

Adorei sua aula, me mostrou um assunto que eu desconheço, mas sempre é interessante saber um pouquinho.
Sua tatoo de unha é uma graça.
Bjs♥

Renata disse...

Oi Telma!
Ai...que pena que não participei mais uma vez...não consegui imaginar nada para tirar foto...mas depois dessa "aula" sua me liguei que o "buraco é mais embaixo". Esqueci completamente a "base" de toda essa festa que é hoje!
Justamente eu que sou louca, alucinada, com "AS Brumas de Avalon" e estórias parecidas! Já li esse livro mais de 8 vezes os 4 volumes, é (são) o livro que mais gosto! E Também já tive uma amostra de`Wicca. Fui a um ritual há uns bons anos atrás e adorei, mas não prossegui.
Gostei demais do que você escreveu. Gosto muito dessas estórias celtas, de bruxas, druidas, stonehenge...das músicas...eu "viajo"!!
Hummmm.acho que vou ler tudo de novo...
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Celena disse...

Muito legal seu post, valeu saber mais sobre o dias das bruxas...bjim.

Fernanda Reali disse...

Adorei a historinha toda, que eu nao conhecia. O esmalte escuro é lindo! Caprichou no post de hoje, hein, bruxinha???

AnaCristina disse...

eu ADORO essas historias, que conheci ao ler (8 vezes) as brumas de avalon....voce leu? espia la no meu blog

http://anacristinap.blogspot.com/2011/10/blogagem-coletiva-de-esmaltes-halloween.html

bom final de semana, bjo bjo

Marion disse...

Esse minguinho ficou fofo, mesmo! E todo o post, com a contextualização...! Abs. Marion

Chris Ferreira disse...

Oi Telma,
hahahahahhahaha...É verdade! A sacola é quase do meu tamanho de 2 anos! rsrrsrs...Já era gulosa desde pequena!
Poxa, adorei sua postagem! Cheia de informações novas pra mim!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Lola disse...

Adorei sua resenha sobre Bruxas Telma! Muito legal!
E a criatividade das unhas hein? Tá podendooooo!

Bjs

Giuliana: disse...

Oi Telminha,

Não tenho muito conhecimento sobre este assunto, mas é bem interessante se estudarmos pela parte histórica e não pelo lado negativo a que todos fazem a ligação.

E outra, acho que todos tem seu lado bruxa (o)...rs

Lindas unhas!

Beijos

ANDRÉA disse...

A cor ficou muito legal!!!!
Vc é demais né mocinha???
Beijos e uma maravilhosa semana!!!
Andréa

Magazine da Dê disse...

Telma encontrei mais uma coisa em comum, a paixão pelos mistérios entre o céu e a terra. Estou doida por um caldeirão, tenho visualizado quando eu conseguir te avido, adorei o post, beijos.

Tatiana disse...

Que fofa unha Telma!!!! Quer dizer que a senhora é uma bruxinha é..rs??
Eu ja decorei a casa toda!!!
Bjs!!

Tiffany Stica @maecomfilhos disse...

Minha querida, você realmente sabe muito sobre o assunto, fiquei impressionada e pela forma como você discorre em seu texto, trazendo informação e opinião, certamente tem apreço pelo conteúdo. É bom ler textos quando são assim, sinceros e escritos com vontade.

Vim visitar mas acabei aprendendo um pouco mais sobre o tema. Tinha pesquisado ontem para o post que entrou hoje, mas agora peguei uns detalhes a mais e adorei especialmente a parte do Festival da Fertilidade.

Espero continuar lendo e aprendendo por aqui :) Um beijo grande. Ti

Ariani Martins disse...

Apareci tarde pra comentar...

Hoje eu tava nostalgica pesquisando coisas na internet da minha infância, tinha uma caneta de gel colorida que tava louca atrás e as de hj em dia não são iguais e lembrei da agenda, que eu adorava, inclusive fui procurar se ainda vendiam aqui e é claro que não .... =/ A pascoalina cresceu, mas gostava mais dessa fase pequenininha dela. A minha agenda era igualzinha a sua, do mesmo ano ... fico triste de ter jogado a minha fora! Achei o blog nessa pesquisa louca que fiz atrás dessa agenda!

Beeijos!