segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor

Hoje é dia dessa pessoa que um dia já foi chamada de Mestre... Não sei pq isso mudou, né?
Eu tenho vários Mestres na minha família: minha irmã, Sheilinha - agora de licença, morando no Canadá por um tempinho (volta logo, irmã!!!). Meu pai, professor em curso técnico, dando aula - em sua maior parte - pra adolescentes e, pelo q me lembro, mto querido por todos! Tia Rosi, designer gráfico (q foi quem inspirou a mim e outros primos a seguir nessa maluca área profissional) e que dá aulas, hoje coordenadora de curso em GV. Tia Ana, q trabalhou durante uns bons anos longe da família e hoje aqui com a gente, graças a Deus! Tia Sandra, com seu jeito bem tranquilo, contornando um monte de problemas nas escolas em que trabalha.
Tenho vários Mestres no meu círculo de amigos: Ariane, Priscila do Vale, Silvana, Carine Gimenez, Luci Hora, Patrícia Suevo (professora na época de faculdade e q se tornou amiga de lá pra cá)... puxa vida, é mta gente!! Provavelmente esqueci de citar alguém, me desculpa!
O que quero dizer é que tenho respeito e admiração por cada um(a) de vcs! Seja da minha família ou do meu círculo de amizade!
Como mostra a imagem aí de baixo (que achei hoje mais cedo no facebook), o professor é quem nos mostra os primeiros passos do nosso futuro profissional. Digo isso pq eu não saberia alfabetizar a minha filha! O professor é NECESSÁRIO, é IMPORTANTE. É ESSENCIAL na formação profissional de qquer pessoa! Pq deixamos nossos Mestres de lado se eles são tão importantes? O valor deles acabou?
Não acabou, não... infelizmente hoje em dia eles são tão pouco valorizados, mas depende de nós fazer isso mudar! Ensinar a nossos filhos o valor q tem um professor e fazer com que governo, diretores, entre outros o respeitem tbm!


Imagem daqui (facebook)

A educação está mais fraca, mto mais fraca... Mas como animar um Mestre a dar aulas e se empenhar, se não vale a pena? Se o salário é fraco e as responsabilidades são imensas?
Se eles ensinam e corrigem e logo depois aparecem os pais os recriminando pela correção feita? E aí o aluno se acha no direito de ser 'maior' q o professor... Digo isso porque escuto todo dia na escola o valor que o professor não tem pros alunos de hoje em dia... é realmente desanimador!

Por isso admiro esses Mestres que conheço!
Pelas coisas q ensinam aos nossos filhos, pelo apoio que nos dão com relação à educação dos mesmos (que é de pura responsabilidade dos pais, mas q os Mestres ajudam muito!), pela força de vontade que mantém, mesmo com tantas coisas pra desanimar...
Admiro e respeito os professores mais novos pq, mesmo acompanhando o mercado e sabendo de sua desvalorização, ainda assim estudam, se formam e vão pra uma escola dar aulas!
E torço muito para que governo e pais repensem na importância que teve um professor em sua vida e na importância que tem na vida de seus filhos!

O professor é o alicerce para o futuro de uma criança! Essa é a importância dele! Saibamos valorizar, acompanhar, respeitar, para que no futuro tenhamos ainda bons professores!

A vocês, Mestres: da minha família, do meu círculo de amizade, os que me ensinaram e os que ensinam (e ensinaram) à Sofia: meu agradecimento, respeito, admiração!

2 comentários:

Lola disse...

Profissão super importante e ao mesmo tempo super desvalorizada não é Telma? Concordo com tudo o que vc escreveu e também fiz a minha, pequena, homenagem a quem ajuda a formar uma nação.
Bjs

Rô Faleiro disse...

Oi Telma
Tbm tenho muitos mestres e na época que ainda tinha esperanças cheguei a cursar a faculdade de matemática, mas depois de dar aula por 2 anos desisti! uma pena, mas hj em dia está muito dificil!
Bom restinho de semana pra vc, beijos