domingo, 1 de dezembro de 2013

Jostein Gaarder - ADOOORO!

Jostein Gaarder é norueguês, então algumas vezes é difícil ler seus livros pq se passam em cidades por lá. Nomes difíceis (das cidades e dos personagens e dor lugares etc). Mas tudo o que ele escreve tem um quê de filosofia. Faz pensar! Pela lista que encontrei aqui, ele tem 16 livros. Eu só li 6 dessa lista... ainda vou ler todos! Os que li (na ordem) são: O Mundo de Sofia (o primeiro e o mais chato deles... rs); O Dia do Curinga; Através do Espelho; A Garota das Laranjas; A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken e Ei! Tem Alguém Aí?

Hoje eu vim falar dos dois últimos...


"Pela primeira vez na minha vida, entendi o que é um livro. Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos. É incrível, fantástico e 'mágico' que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem seres humanos. (...)
Mas ao mesmo tempo eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho desse céu. Sempre que lesse uma frase, saberia um pouco mais do que antes. E tudo o que eu leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também."

Fascinante o livro "A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken".
Nils e Berit passam as férias juntos e decidem começar a se corresponder através de um diário. Enquanto Nils compra o caderno, uma mulher esquisita, de olhos arregalados, se ofereceu para pagar uma parte do diário, no que ele acabou aceitando. Então ele se lembra que aquela mulher ficou espiando os dois (nils e Berit) depois de escreverem um poema no livro de visitas de um ponto turístico da cidade durante as férias.
Enquanto vão se escrevendo, outros encontros entre Berit e a mulher esquisita acontecem. Enquanto isso, Nils passa por outros momentos curiosos... o diário de correspondência acaba se transformando num livro de detetives, onde os dois tentam ligar os fatos que estão acontecendo com a tal mulher.
Fantasias, textos elaborados, viagens estranhas...
Até que os fatos se ligam, o diário de correspondências é perdido e as coisas se tornam mais reais...
Eu sou uma eterna apaixonada por livros, acho q por isso curti ainda mais o final desse livro! Ele todo é fascinante pelo mistério. Como diz na contracapa, pode ser lido como trama policial, narrativa história ou novela epistolar! Conseguem imaginar um livro assim! O autor conseguiu isso MESMO! "Mas, sobretudo, (ele deve ser lido) como uma declaração de amor aos livros e à palavra escrita".
É MARAVILHOSO! Prazeroso, delicioso! É um livro para adolescentes e adultos (já q os personagens principais do livro são crianças entre 10 e 13 anos).

----------------------------------------

"- Mas você acredita num deus que fez tudo?
- Você promete aceitar minha resposta simplesmente como uma resposta?
- Claro que sim!
- A força da gravidade faz um planeta girar em torno do seu sol. E a Lua atrai o mar, originando a maré alta e a maré baixa.
Você não acha que deve haver também uma força que nos puxou para fora dos oceanos, e nos deu olhos para ver e o cérebro para pensar?
Às vezes penso que as pessoas que não acreditam nisso devem ter um sentido importante a menos."

"Ei! Tem Alguém Aí?" é... apaixonante...
Joakim envia um carta para sua sobrinha, de 8 anos, que acabou de descobrir que vai ganhar um irmãozinho ou irmãzinha. Em sua carta, Joakim conta uma experiência que viveu quando também tinha 8 anos e ia ganhar também um irmãozinho ou irmãzinha (mas ele tinha certeza de que era menino!). Naquela época não havia ultrassom.
Na noite do nascimento do seu irmão, Joakim encontra Mika, um serzinho muito parecido com ele, mas com algumas diferenças óbvias. Eles passam 24 horas juntos e aprendem muito um sobre o outro e sobre a vida e o universo. Nós aprendemos juntos! São reflexões (sim! reflexões!) sobre a evolução da vida (diferenças entre os tipos de animais: anfíbios, répteis, mamíferos...), sobre os 5 sentidos e mais alguns, sobre Deus.
Para crianças nessa faixa etária (8, 9 anos) e que estão aprendendo sobre os seres vivos, acho q o livro vai ser interessante! Tem 127 páginas, mas as letras não são letricas... são boas pras crianças lerem.
E acho q já interessa às crianças quando começa a falar do Mika, um menino muito estranho que abre o berreiro quando contrariado, se acalma quando recebe carinho e se curva numa reverência sempre que lhe fazem uma pergunta interessante. Os dois juntos fazem profundas reflexões. É lindo! Eu fiquei encantada!
Sem contar que eu peguei o livro pra ler ontem cedo (sábado) e terminei hoje. No total devo ter gasto umas 5hs pra ler o livro todo. E queria pq queria terminar HOJE!
DELICIOSO! Uma viagem muito gostosinha na nossa própria existência!

6 comentários:

Cici Senhoretti disse...

Eu li O Dia do Curinga e me apaixonei de cara pelo autor! Ainda não li os outros, mas caso não consiga os livros (livro físico sempre! rs), baixei uns 6 em pdf pra garantir... hahaha!
Bjns
:)

Neli Alves disse...

Gostei do Mundo de Sofia, não li os outros.
Cadê sua árvore de Natal? Coloca lá no mosaico do Dom Caixote.
Bjks. Iaia Arteira

Calíope Corrêa disse...

Nossa, deu vontade de ler os livros desse autor! Não estou numa fase muito "leitora", confesso, mas amei a dica! =D

Cici Senhoretti disse...

Oi, Telma... falei sobre o livro aqui, ó:
http://www.cdecici.com/2013/02/desafio-realmente-desafiante-2013.html

Bjsssssssss!
^^

Vero Kraemer disse...

Telminha queridaaaaaaaaa, eu amo este escritor! Li quase todos os que você leu. Adoro o estilo dele!
Obrigada por contar um pouco a sua visão, que é sempre muito interessante e importante. Me deu mais vontade de ler os outros!
gatinha, obrigada por seu carinho no bloguito, sempre amo demais!
Mande beijos mil pra Sofia, e outros mil pra ti!
Vero ♥

Vero Kraemer disse...

Telminha queridaaaaaaaaa, eu amo este escritor! Li quase todos os que você leu. Adoro o estilo dele!
Obrigada por contar um pouco a sua visão, que é sempre muito interessante e importante. Me deu mais vontade de ler os outros!
gatinha, obrigada por seu carinho no bloguito, sempre amo demais!
Mande beijos mil pra Sofia, e outros mil pra ti!
Vero ♥