domingo, 24 de julho de 2011

Ler e ver

Esses últimos dias andei mesmo mais afastada da net. Li!
Que saudade de ler, viu? Infelizmente por um tempo me dediquei mais à internet e redes sociais do que à leitura de bons livros (e até mesmo de livros mais ou menos ou revistas). Continuo recebendo a revista "Vida Simples", que teve algumas novidades nas últimas duas edições e eu ADOREI! Pretendo dividir uns dos textos das novas colunas, pq realmente são mto bons!
Bom, pelo menos a revista eu tenho lido um pouco, rs.

Mas desde que chegaram os livros das "Amigas dos Livros", me dediquei um pouco mais a eles, dividi melhor o meu tempo.
Vou confessar, A Lição Final teve mais a minha curiosidade, quis ler primeiro. Não estava mto interessada em ler "As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu"...

Em A Lição Final eu li tranquilamente. Super fácil de ler.
Apesar de ser um livro 'teoricamente triste', é realmente uma grande lição! Um grande ensinamento. Praticamente um livro pra ter na cabeceira e ler sempre. Um capítulo por dia, ler sempre, pra gravar tudo na memória aos poucos. E praticar. Claro que teve uma parte que me 'pegou de jeito'...
"36. PROCURE VER O MELHOR EM TODOS
Recebi este conselho de Jon Snoddy, meu herói na Disney Imagineering. Fiquei muito emocionado com sua maneira de dizer: Se você esperar o suficiente, as pessoas o surpreenderão e impressionarão."
Em seu modo de ver, as pessoas nos frustram e nos aborrecem é porque, talvez, não lhes tenhamos dado tempo suficiente.
Jon me advertiu de que, às vezes, isso exige muita paciência, talvez anos. Mas no fim você verá o lado bom das pessoas. Quase todo mundo tem seu lado bom. Basta esperar que ele virá à tona." (página 170)
Não vale só pras pessoas, mas tbm pras situações. Acho q somos ansiosos demais e às vezes esperamos mto de tudo! Paciência é a palavra-chave. Mas não a temos o suficiente, acho. Queremos e ansiamos para que tudo aconteça, para que pessoas façam o que pensamos ser o melhor e por aí vai. Será que um dia vamos aprender? Será que essa lição (e as outras tbm tão importantes) vai ficar gravada aqui dentro? Pq realmente é um jeito BEM MELHOR de VIVER!

As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu foi um livro que não me interessou de imediato. Nem li sobre o que ele falava. Mas eu o li em 3 dias, pq tive que parar pra fazer outras coisas da vida, né?
É fabuloso! Lindo, que história! Eu imaginei um final diferente e me surpreendi!
Lá na Terceira Pessoa que Eddie encontrou no Céu foi a que mexeu mto comigo pq são coisas que tenho pensado muito, muito mesmo! Eu estou procurando o caminho. Perdoar, procurar o perdão, me desfazer das mágoas e tentar entender que, se alguém se afasta não é culpa dela somente. Como disse minha irmã, lembrando do que meu tio disse (no velório do meu primo, filho dele), que ele sempre falava que as pessoas sumiam, mas o que ele fazia pra encontrá-las?
Tem pessoas que por mais que a gente procure, não encontramos. Mas tem gente que tá perto e não nos damos ao trabalho de procurar, por pensar ser obrigação dele fazer isso. Percebi a importância de não esperar demais dos outros, pq talvez eles tbm esperam de nós. Alguém tem que dar o primeiro passo para que os outros continuem seguindo. Juntos. Mas cada um com a sua vida tbm.

FILME
Santuário era um filme que estava guardado aqui em casa para assistirmos, mas demorou... Até que começamos ontem, mas só terminamos hoje cedo, pq o sono nos venceu.
Sabe aquele filme adrenalina? Mistura mergulho com escalada, com cenas loucas, que nos deixam com os nervos tensionados o filme inteiro!
O filme é baseado numa história real, vivida pelo roteirista do filme, Andrew Wight, que estava com uma equipe em uma caverna submersa, parecida com a do filme. No último dia da expedição, transportando todos os equipamentos, quase todos envolvido nessa atividade, uma tempestade muito forte atingiu a área. A chuva obstruiu a entrada da caverna. (daqui)
Uma parte da equipe consegue sair antes da obstrução e o restante tem duas opções: ficar ali onde estavam, com esperança da tempestade passar logo e a equipe ir tirá-los de lá; ou mergulhar na caverna e procurar outra saída. A opção foi a segunda... Que aflição!!!
Ok, a vista externa da caverna é linda... lá dentro tbm é lindo. Mas juro q não faço expedições em cavernas se eu não tiver certeza da segurança! Já fui um pouco maluca de entrar em lugares desconhecidos, já tive o espírito aventureiro (pouco), mas já andava um bocado medrosa. Depois desse filme, tô BEM MAIS medrosa! rs
Produzido por James Cameron, filmado em 3D tbm (nesse eu morreria claustrofóbica se fosse ver no cinema, quero não! rs). MUITO BOM!!!!

4 comentários:

Patricia Daltro disse...

Eu li a Lição Final, também mexeu muito comigo. Tinha coisa ali que precisava ler e me fizeram repensar em muita coisa.
Não consegui chegar ao capítulo 2 de as cinco pessoas... Achei meio chato e acabei parando. rs
Nem sabia da existência desse filme, vou tentar ver, gostei da sua sinopse. rs

Flavinha disse...

As 5 pessoas.... tem filme tb. É com o John voight (pai da angelina Jolie).
Gostei muito do livro.
O filme, penso, fez jus a obra literária.
Beijocas!!!!

Giuliana: disse...

Oi Telminha,

O livro A Lição Final é espetacular e nos traz lições simples e importantes, lições para a vida toda.

As Cinco Pessoas...o achei de leitura fácil e simples, e trata de assuntos tão delicados, de relacionamentos, e muito do que os envolve.

Beijos

Fabi Teixeira disse...

Telma !
Eu simpatizei com as "Amigas dos Livros" de cara... Eu amo ler, e poder trocar livros assim, é bom demais. Livro tem que circular, ter história, uns irão gostar, outros não, faz parte. Ler faz a gente viajar, sem sair de casa !
Assim que tiver um tempinho, farei um post falando sobre minhas últimas leitiras.... e convidarei as amigas para formar uma "Turma da Leitura" também !
É muito legal esta idéia ! Adoro quem apoia e incentiva a leitura.
beijo, beijo !