quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Momento leitura

Hoje eu vim falar de alguns livrinhos da Sofia. O que me impulsionou a escrever esse post foi a chegada dos livrinhos da @itausocial. Como no ano passado, pedi pra Sofia. A diferença é que esse ano ela já lê, então fica mais divertido!
Esse ano foram 3 livrinhos, de tamanhos diferentes, as capas tbm são bem diferentes. Isso chamou mais a minha atenção. Mas qndo peguei os livrinhos... PAIXÃO!!!

- Adivinha Quanto Eu Te Amo - é um livro super fofo e foi o primeiro que li pra Sofia, terminando com uma frase que copiei da netinha de algum artista que foi no Faustão, mto mto tempo atrás: "Eu te amo do tamanho do Universo!" Acho que foi o Lima Duarte, mas não tenho certeza. O livro é mto cute cute...
- A Festa no Céu - é uma história que todo mundo já conhece, né? Mas é uma história divertida. E eu brinquei com a Sofia durante a história, pedindo pra ela encontrar os bichos nos desenhos bagunçados da festa! Foi uma leitura divertida!
- Chapeuzinho Amarelo - é legal. Acho que ajuda as crianças a lidarem com medos. Eu gostei muito e muito desse livrinho!

Obrigada Fundação Itaú Social, por proporcionar essas atividades para tantas crianças! Com certeza todas que recebem vão gostar!
E quem ainda não pediu, corre lá no site e pede o seu! Gravidinhas peçam também! Essas três são historinhas que vamos contar pros filhos a qualquer tempo! Leia o primeiro q citei agora, enqto o baby tá aí dentro e continue lendo por muitos anos... Leia o último que citei sempre que quiser que o medo do filhote vá embora. E leia o segundo que citei em momentos descontraídos!

Na escola Sofia tbm lê. Ela tem aula de Literatura, onde treina a interpretação das historinhas. Amanhã ela tem prova e o livrinho da vez é o "A Aventura da Jacutinga".
Neste livro a Jacutinga é apreendida na floresta desmatada e levada por pessoas que vão vendê-la, junto com outras aves, no comércio ilegal...
É bom pra ensinar pras crianças que:
- pássaros não devem ficar na gaiola. A não ser aqueles que já nascem com esse destino, mas é bem mais bonito qndo eles estão livres, voam e cantam na sua janela, felizes e livres!
- o comércio ilegal de animais deve ser vigiado! E é proibido!
- maltratar os animais não pode! Eles não merecem isso, assim como qquer ser vivo!

E o outro livrinho que está na cabeceira é o "A Caminho da Escola" - Coleção Angelino, O Anjinho Distraído. Esse livrinho faz parte da Ciranda da Leitura, que começamos com a Rede Mulher e Mãe. Tivemos uns percalços no caminho, mas nosso grupo continua firme na Ciranda!
As crianças já estão acostumadas a receber seus livrinhos e ficam muito felizes com essa troca!

O Angelino, A Caminho da Escola é muito engraçadinho! Com lindos desenhos e uma historinha divertida, até nos alerta com os cuidados que precisamos ter com as crianças, né?
Sofia riu um bocado quando lemos juntas o livro e ainda vamos aproveitar pra ler mais.
O nosso caminho pra escola é curto, mas ainda assim já dá pra mostrar pra ela como o Anjinho da Guarda nos protege... não precisamos atravessar rua, mas ainda tem pais e motoristas de van que estacionam da calçada e dão ré sem olhar pra trás... e o pedestre, na sua 'rua', é que tem que ficar mais atento que o normal quanto a isso... Esse é só um exemplo!

Os outros livros que recebemos na Ciranda foram:
- 1º - Gente, Bicho, Planta: o mundo me encanta.
São 3 historinhas que contam como funciona o mundo, ensina que cada coisa tem um sentido. Tipo, não dá pra tirar os gatos de determinado lugar, pq eles afastam os ratos dali! Coisas desse tipo, mas cada historinha tem um foco diferente.
Sobre ele eu postei aqui.


2º - Troca-Troca
Perfeito para aquelas crianças que não gostam de emprestar seus brinquedos! Ele veio em ótima hora, pq Sofia não gostava de brincar com o vizinho daqui do prédio, o de 2 aninhos.
Sei que era puro ciúmes, mas ele adora brincar com a Sofia e o tio (de 10 anos). E por que não brincar? Só pq ele é pequeno e não sabe brincar como eles?
Bom... o legal do livro é que mostra que, se vc troca algo, vai receber outra coisa de volta. Então, se Sofia brinca com o Bê ou empresta pra ele seus brinquedos, eles vão brincar juntos e ele tbm vai emprestar o brinquedo dele pra ela.
Muito bacana! Imagem daqui.

3º - O Grande Dia
Ensina o respeito às diferenças e que, não é pq uma criança tem alguma dificuldade ou deficiência, ela é inútil! De jeito nenhum!
Ensina a lidar com diferenças, respeitá-las e entender que toda pessoa tem seu valor! Se alguém não sabe fazer uma coisa, com certeza outra ela faz e pode ajudar!
É muito legal pq as crianças sempre veem pessoas diferentes nas ruas e ficam se perguntando pq são daquele jeito. E nesse momento pode acontecer um pre-conceito. Mas o livrinho já vem ensinando que as coisas são diferentes e por serem diferentes podem ser bem legais!
Imagem daqui.

4º - Fábulas de Esopo
As famosas Fábulas de Esopo contadas por Ruth Rocha.
Esse eu li pra Sofia em alguns dias... lia umas 3 historinhas por dia, já que são curtinhas, uma página só cada uma.
Todas elas tem uma lição moral, vcs lembram? É divertido ler e explicar as fábulas, citando exemplos, inventando histórias pra aplicar a lição na vida real.
Algumas eu pulei, confesso... só contei a fábula e pronto. Pq achei triste demais e não consegui aplicar na vida real pra poder explicar pra Sofia...
Mas é um livro mto bacana de ter em casa!
Imagem daqui.

Ainda tem 3 livros pra Sofia receber até o que enviamos chegar de volta. Nesse meio tempo, enqto os livros estão sendo distribuídos (Correios), temos outras opções além dos que citei aqui.
Sofia ganha muitos livros! E em breve eu volto com mais novidades de livros que ganhamos:
- do Espalhe Magia, blog lindo e com textos muito bacanas da @Estante_Magica. Entrem no site pra ver o nível dos livros deles!!!! Fala sério... tô ansiosa pra chegar o nosso livrinho e mostrar pra vcs, mas já sei que vou amar!!!
- Do blog da Renata, Uma Esposa Expatriada, ganhamos o sorteio do dia das crianças! Virá um jogo que vai ser mto bom pra nossa fase: "De Olho na Ortografia", praquelas crianças que trocam algumas letrinhas, sabem... é o caso aqui em casa! rs
Assim que chegarem eu mostro pra vcs!!

Além disso Sofia tem outros livros. Ficam em cima da cômoda (ali onde tirei a fotos dos livros da @ItauSocial) e tbm nas duas gavetas debaixo da cama dela. Uma delas bem acessível, já que soltou a frente, então ficou só o vão e ali coloquei os livrinhos que ela mais gosta de ler. Tem até uma quantidade boa, mas um dia ainda vou colocar uma estante pra organizar tudo direitinho...

9 comentários:

Falou Tchau disse...

Telma,

Tb adoro ler para o Pequeno lá em casa... ele ama!!! Tem dois anos e meio e já tem histórinha que ele já conta sozinho de tanto ouvir... rsrsrs
Tô esperando os do Itaú ansiosa pra mostrar e dividir com ele a magia de ler... fizemos um post sobre isto la no Falou Tchau e sabemos a importancia da leitura para a criança, e nós mães somos peça chave neste aspecto!!!
Adorei e vou anotar as dicas dos livros sim.
Um abração!!!
Falou Tchau

Adriana Balreira disse...

Muito legal essa promoção do Itaú. Para quem tem crianças em casa é bom demais. Pena que não tenho crianças. Mas é bom por incentivar a leitura dos pequenos.
Beijos
adriana

Josiana Leite disse...

Muito bom, livros são riquezas na nossa vida, parabéns por passar para a filha algo que é fundamental na vida a leitura, um grande abraço.

Marília disse...

Olá querida,
Esse projeto do Itau é muito legal mesmo eu tb recebi os que pedi p meu irmãozinho :)
Bjks
Marília

Uma parte de mim disse...

Oii Telma!
Como vc tb incentivo o hábito da leitura para os meus pequenos.Aqui fazemos a festa com os livrinhos!, estamos ansiosos para chegada da V Bienal aqui em Maceió rsrsrs
Gostaria de saber como faço para participar da Ciranda da Leitura.Achei bem interessante!
Obrigada pela dica dos livrinhos (ñ deixa de ser ñ é)que vcs receberam.Bjo grande!

telma disse...

mas que beleza esses livros, hein? também pedi, mas imaginei que seriam pequenos como os do ano passado, mas pelo jeito não...
mas olha, da próxima vez que for adquirir livros infantis, dá uma olhada antes no catálogo da Brinque Book e da Cosac&Naif, pois essas editoras tem um cuidado todo especial ao texto, mas sobretudo à ilustração.
em especial "o homem que amava caixas", uma história linda para ser partilhada entre pais e filhos, e "o anjo da guarda do vovô", pois as histórias tristes tbém são importantes para o desenvolvimento da criança.

um abraço!

Ro Dias disse...

Também fiz um post pra ajudar a chegar ao link da Fundacão Itaú.Agora depois dessa greve dos correios estou aguardadando os meus.Leitura é tudo de bom e fundamental no crescimento de nossas criancas!!Vim pelo mosaico e fiquei muito feliz em conhecer o seu blog.Bjs
bebelufalufa.blogspot.com

Chris Ferreira disse...

Oi Telma,
que legal encontrar você aqui no mosaico da Casa Corpo e Cia.
Os nossos livrinhos da Fundação Itaú tb chegaram. Super importante incentivar a leitura.
Eu também estou no mosaico com 3 posts, que estão nos números 209, 210 e 211.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/