quarta-feira, 25 de maio de 2011

Chegou pelo Correio!

E eu criei a maior birra com o Correio pq no site falava que o carteiro tinha passado aqui, mas eu fiquei em casa o dia inteiro e nada do interfone tocar! Só descobri na sexta feira: meu interfone é temperamental e só toca na hora que ele quer! Pq na segunda ele tocou direitinho qndo o carteiro passou e me entregou o meu pacotinho, que veio da Pat Daltro, da Bichos de Pano (que, aliás, tá com sorteio delícia lá! Vai conferir!!)

Encomendei com a Pat este estojo, pq eu tava ficando embirrada com a falta de organização da Sofia! O outro tinha ponta de lápis, nunca encontrava o lápis de escrever, borracha... Bagunça geral! E ainda arrumamos uma tesoura que combina com o estojo lindinho... A professora de artes da Sofia adorou e, claro, já passei o endereço do blog pra ela visitar e se apaixonar por mais coisas!
Veio tbm uma máscara de dormir com a mesma estampa, mas Sofia já escondeu ele lá no quarto dela... ainda tiro foto dela usando e mostro pra vcs!!

LIVROS
Há mais tempo eu recebi outra visita do carteiro (ADORO!) e ele me trouxe um livro: Brincar, um baú de possibilidades, que a Sam, do A Vida Como a Vida Quer mandou pra mim.

Eu ADOREI e estou louca pra ler! Pois é... não li ainda pq emprestei pra minha irmã, que é professora e tava louca pra ler antes de viajar... Como tá pertinho e eu tava lendo um outro livro, deixei. Mas, irmã, não esquece de me devolver antes de vc viajar!!! rs
E como um dos temas do livro é a 'valorização do brinquedo não-estruturado (como caixas, papelões, objetos naturais e reciclados)" - palavras da Sam -, eu venho contar que a escola tem me aberto esse leque de possibilidades e espero que não pare tão cedo! Semana passada foi com o barangandão, que eu mostrei aqui e para amanhã vamos fazer um chocalho com pote de iogurte. Quero aprender outros brinquedos e brincadeiras legais assim, pq são bons momentos que passamos juntas, criando!

Ainda em livros, vim contar que estamos participando da CIRANDA DA LEITURA.

É um movimento da Rede Mulher & Mãe, que conta com vários grupos de crianças, de acordo com a idade de cada um. Cada grupo tem em média 10 crianças e fazemos a troca de livros.
Para cada livro que enviamos, vai um Postal da nossa cidade e uma sugestão de atividade sobre o livro. Achei muito divertido, mas pensar na atividade é trabalhoso!!!! rs


Recebemos do Diogo o livro "Gente, Bicho, Planta: o mundo me encanta", da Ana Maria Machado.
Achamos bem divertido, com historinhas sobre a gente achar uma coisa chata mas depois perceber que ela é necessária para o bom funcionamento das coisas!
Temos que ler bastante ainda pra pensar na atividade, comprar um cartão postal bacana, que mostre, preferencialmente, a região onde moramos, e depois enviar pra amiguinha Ju, que já recebeu o primeiro livro que enviamos para a Ciranda.


Esse livro foi "O menino que não nasceu da barriga da mãe". Acho bacana pq ele fala de adoção especialmente. Mas fala mto mais! Mostra como nascem os bichos: de ovos, da barriga da mãe, a diferença da borboleta e do sapo, que passam por fases. E então vem contando como funciona a adoção. Claro que no livro é bem mais simples do que na realidade (mas bem que é como deveria ser!). Explica que a criança, mesmo que não tenha nascido da barriga da mãe, tem carinho e amor.
Pensei em várias atividades pra mandar... pensei em fazer um albinho explicando quais bichos nascem direto da barriga da mãe, quais nascem de ovos, quais passam por transição, etc etc... Mas não tava achando mto criativo! E então pensei e pensei...

Fizemos um albinho (uma página dobrada ao meio) com a família da Sofia, que é uma família diferente. Dentro fizemos a árvore genealógica da Sofia (que é bem grande!) e depois explicamos em texto como é essa grande família!
Foi divertido fazer, Sofia desenhou os bonequinhos tentando caracterizá-los em alguma coisa, escreveu os nomes de todos... foi bem bacana!

Essa brincadeira da Ciranda dos Livros é muito boa por podermos conhecer outros livros e, principalmente, por interpretá-los através das atividades. É uma forma de ativar a criatividade das crianças e isso é bem importante!

6 comentários:

***... Nana e Nenê ...*** disse...

Legal o estojo da Sol.. depois vou lá visitar o site...
Achei muitooo interessante a atividade da Ciranda de Livros.. A Carmen Eiterer que escreveu o livro foi minha professora na faculdade... Se não me engano o livro fala diretamente do Francisco, não? Um dos filhos que ela adotou... Acho que ela tem um outro livro sobre o tema tbm, naum tenho certeza...

Giuliana: disse...

Oi Telminha,

O estojo é lindo! ;oD

Quanta leitura num só post...rs Delícia! Esses círculos de leitura para crianças acho fantástico, incentivando desde pequenos. E as atividades devem ser bem interessantes. Gostei deste albinho que você nos contou que fizeram.

Beijos

Adriana Balreira disse...

Telma,
Adorei a ideia da ciranda de livros para crianças. Deste de cedo incentivando a leitura aos pequenos. Muito bom.
E quanto ao estojo a Patricia como sempre arrasa nas coisas dela. Lindo mesmo. Sou suspeita pois amo verde! rsrs

Beijos
Adriana

Carine Gimenez disse...

Telma
Vim agradecer seus comentários sempre tão gentis lá no blog.
Adoro gente educada.É um outro nível de relação.
A Pati arrasa mesmo.Sou fã da Bichos de Pano.
Ah,enviei um convite pra você no tuí.
Beijos.

Dani disse...

Oiii, Telma.
Que legal essa ciranda de livros, Telma vc sabe onde posso encontrar esse Livro do Menino que não nasceu da barriga da mãe? Bjus Dani

Chris Ferreira disse...

Oi Telma,
lindoo estojo.
Também estamos adorando participar da Ciranda. Muito legal a atividade de vocês.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/