terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Novata na Cozinha

Pois é... Criei mais essa tag pq, se tô de casa nova, tenho que contar pra vcs q tbm não sou experiente na cozinha. Tô aprendendo. E não é só na cozinha! É tbm na área de serviço, aquela onde a gente lava roupa, sabe? Pois é... passar eu passo, por necessidade... Mas agora é LEI! Tenho que saber! kkkk
Então aqui vcs vão acompanhar essa maluquice da minha vida... A começar pelo jantar que fiz sábado aqui em casa, receita da Neli...

LAGARTO AO MOLHO MADEIRA
O que precisa?
- 1 1/2 kg de peça de lagarto
- 1 lata de cerveja comum
- a mesma medida de água (lata)
- 1 pacote de creme de cebola
- 250g de champinhon (ou palmito)

Comofaz? (já adicionando as dicas da Super Neli!)
- Corte a pela de lagarto ao meio para que fique bem cozida por dentro!
- Coloque na panela de pressão: o lagarto, a cerveja, a água e o creme de cebola. Cozinhe por 30 minutos. Deixe sair toda a pressão da panela.
- Retire o lagarto e fatie. Volte pra pressão por mais 20 minutos.
- Para o caldo ficar grossinho, deixe ferver com a panela destampada (e é nessa hora que acrescenta os champinhons ou palmitos)
Servir com arroz branco e batata palha. Um vinho tinto acompanha bem!

Minhas considerações: como eu não tava bem preparada pra receita (foi até a @fernandareali que me deu o link da Neli), eu não tinha um pacote inteiro de creme de cebola... Sendo assim, pra melhorar o tempero e o caldo, coloquei um pacotinho de tempero do Nordeste e uma colher de sopa de molho inglês.
Não coloquei nem o palmito e nem champinhon no molho pq tenho um irmão fresco que não sei se comeria tudo misturado (é... ele não come nada que vai cebola, por exemplo... rs)

Mas, ó! Ficou uma delícia! Comemos (4 pessoas) e repetimos! Como compramos 2kg, no domingo ainda comemos mais dele, mas aí ficou um vazio dentro de nós, pq dessa vez foram 5 pessoas! kkkk


ALÉM DISSO...
Deixa eu contar pra vcs... desde sábado eu tô lavando roupa! Esse negocio dá cria, é? É roupa branca, colorida, preta, toalha... que loucura!!! E o pior... aqui em casa eu vejo minha mãe fazendo economia de água: a água da máquina de lavar ela deixa ir pro tanquinho, pra bater as roupas sujonas e/ou escuras, que depois vão menos 'pesadas' pra máquina. Só que no primeiro dia eu me esqueci desse fato.. coloquei a mangueira lá e, de repente... área de serviço virou lago! kkkkkk Vou aprendendo...

E no domingo eu inventei de cozinhar feijão. Pq o mesmo irmão que não come cebola ADORA um feijão. Lá fui eu, sem vergonha nenhuma, procurar como faz na internet. Podem rir... eu sei que é fácil, mas preferi procurar a ter que jogar o feijão todo fora depois... hauhauhau
E então vieram dicas da @AnelliSena, mas já tava meio caminho andado... ainda assim foram valiosas! Depois rolou uma dúvida esquisita, mas a Ane já tinha saído do msn... corri pra @fernandareali (de novo? ela é minha salvadora em vários momentos! hehuehue), q me salvou!
O feijão ficou bom. Meio sem sal, mas tudo bem... isso é algo corrígivel ( o que fiz na noite de ontem, colocando mais tempero).
Enqto fazia o feijão, @arianesf ria de mim no msn, pelo meu modus operandi complicado... kkkk

Enfim... hoje a saga é: terminar de lavar as roupas (ééééé... não terminei, não! E tem calça jeans, posso precisar!!!), passar roupas, arrumar meu quarto e fazer a comida de amanhã...

8 comentários:

***... Nana e Nenê ...*** disse...

Oooooooooooooooooooh... Ri naum... Axei munitinho seu desajeito! kkkkkkkkk... Mas é vivendo e aprendendo.. Com o tempo vc vai pegando a manha dos negocio.. Depois temos que pegar uma hora do msn pra debater sua lista de chá de panela! rs
Bjus

Inaie disse...

E cade o post da blogagem coletiva da dieta????

estamos esperando vc, menina

Giuliana: disse...

Telma,

Me encontrei, né? Eis que começam a surgir algumas mais afinidades..haha

Seu prato ficou lindíssimo e eu aqui com fome...é vou ali comer um Club Social. =/

Beijos

Neli Rodrigues disse...

Que loucura esse post! Qta coisa vc fez, só de ler já tô exausta,kkk.
O prato ficou LINDO! Que fome.
Vou por o link do post, lá no twitter (é assim que fala?,kkk) mta paciência comigo que esse universo do twitter ainda é novo prá mim,rsrs.
Bjs♥

Fernanda Reali disse...

Confessa que tu gostas das minhas dicas, atéas enviezadas, em diagonal, por exemplo, hehe


Telminha, mais dicas. Quando fores ao mercado, leva a lista planejando a comida da semana.

O trabaho de fazer feijão é grande. Compra uma panela de pressõ grande, 7 litros, sei lá o tamanho, e fa bastante, congelaos potinhos.

Mesma coisa com o lagarto. Faz TUDO dobrado, sujando a cozinha só uma vez. Poe irmao e namorado pra faerem as compras e descascarem as coisas. Tu preparas e eles lavam. Pronto.

Lista todos os pratos que podem ser feitos com
*frango - xyz
*carne de gado- xyz
*massas - xy

assim, com a lista pronta, tu consegues visualizar melhor, eonomiza tempo e dinheiro.

A Neli tem um tempero caseiro que é SHOW e nem dá pra perceber cebola. Corre lá e pega.

Beijos

Tays Rocha disse...

Amiga, sempre faço essa receita aqui com posta vermelha intaira e todo mundo se lambe... heheheheh. Beijocas.

Tina disse...

Pra quem não tem mta experiência com a cozinha, fazer lagarto ao molho madeira deve ter sido facílimo neam... eu começaria com o bom e velho, arroz + feijão+ bife e batata frita kkkkk. Vai que vai Telminhaaaa!!!

Flavinha disse...

Que eu amo cozinhar e que o primeiro comodo perfeito e mais amado da minha casa que ficou pronto foi a cozinha é fato!
Entretanto, eu amo coisas diferentes, nada de trivial... custei a me acostumar em fazer arroz e passar o café.... feijão entao... ha!
Bom, meu loooshoooo gloria epoder aocnteceu numa panela de pressao da tramontina, que no manual traz o tempo de cozimento de TODOS os tipos de alimento que s eleva na pressão.
Beijossss