quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pois é, escola...

Então, andei comentando no face que pretendo mudar a Sofia de escola. Tenho sentido essa necessidade a algum tempo já. São várias coisinhas daqui e dali q contaram pra essa decisão. Sem contar as conversas com mães q tem a msm opinião q eu, daí a coisa vai piorando... rs
Alguns dos fatos que me incomodam com relação à escola atual que me fizeram tomar essa decisão...

- o fato de vc não poder escolher onde comprar os livros didáticos. Pois é... no início do ano mandaram o preço dos livros (kit). É bacana, sim, ter disponível na escola, mas é mais bacana ter disponível em outras livrarias tbm, onde vc possa fazer pesquisa de preço. E isso é um DIREITO dos pais, ne?
Daí veio nesse kit 4 livrinhos de leitura, q seriam usados nas provas durante o ano. ÓTIMO! Mas ficaram duas provas sem livro (sim, são três provas mensais e três trimestrais) e aí nos mandaram o nome deles pra comprar... cada um a R$25,00 e, prestenção! Esgotados nas livrarias!!! Sendo assim, comprar só na escola mesmo.
E aí, um tempo depois de anunciado os livrinhos pra comprar na escola, os alunos da sala da Sofia ganharam um livro num evento. Mto bonitinho, que depois vou comentar aqui. Mas, enfim! Ganharam o livro e, ao invés de substituir um dos livros pelo que teriam que ser comprados... Não é de todo ruim! A ideia é ótima! O que acontece é que um dos livros a ser comprado era pra outubro e o outro pra novembro. De repente os dois teriam q ser comprados na msm época, pq o que ganharam substituiu o da última prova (novembro) e este virou tema de trabalho da Feira Literária, o que fez com que tivéssemos que comprar os dois de uma vez só... não gostei disso especificamente. Sem contar q o livro ganhado tem mto mais assunto pra feira, viu?! - ainda vou comentar sobre ele, juro! rs
Quer mais sobre os livros didáticos? Vieram livros de Ética & Cidadania, Informática e Artes. Os dois primeiros foram enviados pra escola e, claro... quero de volta pra saber se foram realmente utilizados! O de Artes... nem metade dele foi usado, viu?!

- Bilhetes. A agenda da Sofia não foi usada nem metade, se juntar tudo o que foi escrito. Como ela é diária, mtas páginas ficaram sem usar... férias, feriados, dias sem bilhetes, etc.
Enfim... agenda foi feita pra comunicar um TUDO, não? Não... às vezes vinha bilhete no caderno "Sofia, pare de conversar para copiar a matéria direitinho". Eu nunca fui chamada pra falarem sobre isso, se ela estava conversando demais na sala ou não. O que sei é que vira e mexe os Para Casa chegavam pela metade em casa... PQ? Eu fui à escola pra questionar sobre isso, mas não tive retorno... Foi na época q comecei a trabalhar, então não podia marcar reunião de tarde, mas pedi que me falassem se algo estava fora do normal. Nada.
Então teve o caso na semana passada em que cheguei em casa e Sofia contou que passou mal, q teve febre,  foi pra sala da coordenadora duas vezes... olhei na agenda... NADA! Daí veio a Celia, mãe do Brunno q busca a Sofia na escola pra mim, me contar q buscou Sofia mais cedo pq ela tava passando mal de... dor de barriga! CLARO q 5 segundos após chegar ela melhorou e nem sentia mais nada!
Mas aí a minha indignação aumentou, né?! No dia seguinte fui à escola e reclamei q não veio nenhum bilhete dizendo q ela passou mal. Mas que o pior msm foi não terem me ligado pra saber da minha decisão. Eu tinha o direito de escolher sair do meu trabalho ou não para buscá-la. EU tinha o direito de escolher se eu iria ou se pediria à Célia pra buscar Sofia. Mas não tive. Isso me incomodou horrores e foi o fim da picada! Pronto!

- No início do ano foi pedido o material pra escola (que postei aqui) e, bom... por mais que eu 'tenha entendido' pra que tudo aquilo, não levei o material pra escola, por estar complicado... rs
Com isso eu exigi que Sofia tivesse cuidado com o material dela, pra q não tivesse q pegar lápis, borracha, etc na escola. Pq ela 'não tinha o direito'. Claro q mtas vezes escapuliu e ela veio com um lápis novo pra casa...
Acontece que na semana passada veio na agenda outro bilhete, pedindo aos pais R$7,00 para comprar material para a Feira Literária que vai acontecer semana que vem... Tá certo? Não sei... não sei... não sei... não acho! rs

- Outra coisa... não sei (e acredito q nenhum dos outros pais sabe) desde qndo a ESCOLA está sem professor de Ed. Física. Então, q acontece? Eles levam brinquedos e, ou ficam dentro da sala, ou ficam num pátio. Mas quadra? Não sei...
E tbm as crianças ficaram sem professor de Artes por mto tempo (estão ainda)! E não teve bilhete informando q estávamos nesta situação. Então as professoras usavam as aulas de artes para dar suas aulas... e as crianças ficavam sem "criar". Dizem que tinha aula de vez em qndo, sim. Que brincavam de argila, desenhar, etc. Mas sempre q eu perguntava, Sofia dizia q não teve aula. Ah! E tbm não teve a prova de Artes! E a culpa é da professora (q fui saber no dia que reclamei de várias coisas, q passou por uma cirurgia...), que esqueceu de mandar a prova pra imprimir, xerocar ou sei lá o que. Mas peraí... professora de licença e ainda teria que fazer a prova? Quem estava substituindo? Enfim... deixa quieto(?)!
Sei que teve uma época que arrumaram uma substituta (e foi qndo eu soube q estavam sem a professora q gostam). E as crianças não gostavam dela! E ela uma vez mandou um trabalho pra fazer em casa: um elefante. Tinha q colorir e DEPOIS colar algodão em todo o elefante. Oi? Sofia fez, mas virou simplesmente uma massa disforme de algodão!
A gente não fica sabendo dos problemas da escola que envolvem nossos filhos. Pode, gente? Pra mim não pode, não dá. Cansei pq é demais!

Enfim... tem outras coisinhas isoladas, mas não dá pra ficar citando, senão o post não acaba... rs

Daí escolhi outra escola e hoje ela foi fazer prova. Mês passado fomos lá pra conhecer o espaço e ficamos encantadas! Tem uma sala de artes (q estava fechada, mas dizem q é imensa!). Tem um laboratório com esqueleto completo e equipamentos super legais! Tem uma biblioteca grande, com mtos livros e computadores. Tem quadra COBERTA, o que faz uma grande diferença! E tem um pátio arborizado e com até duas pias externas.
Estou gostando mto, mas sei que podem vir problemas nessa escola tbm. Não existe ngm perfeito, qto mais uma instituição, que é levada pra frente por várias pessoas imperfeitas, né? Mas acho q existem opções melhores pras nossas crias neste mundo...

Ontem, qndo cheguei em casa, rolou o seguinte diálogo curto
- Mãe, vou dormir às 7hs - da noite - pra acordar amanhã bem cedinho pra fazer a prova, viu? - disse Sofia, toda feliz!
- Então pode ir pra cama, filha! Já são 7.
- Sério, mãe? Então boa noite, já vou!
- Não, filha! São 7 hs, mas vc não precisa ir dormir agora! Qndo tiver q ir te aviso!
Só que na hora q mandei ela não queria mais... mas foi! kkkk

Enfim! Ela levantou hoje bem disposta e alegre! Se vestiu, trocou de roupa e ficou pronta logo! Fomos e ela estava tranquila. Chegamos lá e vimos crianças mto ansiosas, o que a afetou um pouco. ÀS 8:30hs entraram pra fazer a prova. Eu fiquei lá na recepção conversando com duas mães (uma delas já tem uma filha lá - q vai pro 3º ano, então será da sala da Sofia) e falamos mto sobre as atuais escolas dos nossos filhos e sobre aquela escola. As recomendações foram das melhores, não tinha como não ficar feliz!
Sofia usou TODO o seu tempo pra fazer a prova. Saiu às 11hs e disse q ainda assim não deu tempo de fazer as duas últimas questões de matemática, mas q a prova não tava difícil e ela fez tudo na boa. Ela estava tranquila qndo me deu essa resposta. Então agora é só esperar o resultado no dia 26/11! Ansiedade MODE ON DEMAIS DA CONTA! kkkkk

Bom... como eu disse, sei q não vai ser perfeito, mas o que mais me preocupa é a adaptação, pq a escola é realmente mto puxada! A mãe q já tem filha lá disse q é muito para casa todo dia, sempre, em qquer época!
Mas vamos, q vamos! E eu espero que ela passe nessa prova e que ano que vem já esteja numa boa escola! Amém!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ansiedade é inevitável!!! rsrsrs

Beijo,
www.estanteseletiva.com

Nana disse...

Mãe sofredora e lutadora viu!! hehehe
Amiga, não se preocupa de ser puxado, a única diferença que vc vai puxar em casa tb para ela acompanhar, o importante ela ter uma boa educação.

Não sei pq, lendo o seu post, fiquei com saudades da minha antiga escola.

Bjss

Nana
www.mangacompimenta.com