domingo, 25 de setembro de 2011

A Serra do Rola Moça...

Já foi minha morada de descanso!
Tivemos a facilidade por trabalhar em empresa parceira. Mas principalmente pq a Virgínia é amiga-quase-irmã do marido e, como era ela quem tomava conta do parque, conseguimos passar alguns finais de semana e feriados por lá.
Conhece o paraíso? Postei um bocadinho dele aqui, mas vou contar pra vcs q paraíso é vc poder dormir e só ouvir o som do vento... acordar ao som dos pássaros. Respirar um ar puro! Sentir a água gelada pq vem direto da pedra, de debaixo da terra. Pura. Ver o cerrado. Pq assim é a mata da Serra do Rola Moça. Terra vermelha!
E neste lugar me diverti muito e muitas vezes... vai ficar na memória, no coração e na saudade...

Carnaval/2010. Passar na gandaia? Nada... na paz completa!!!

Acontece que sexta feira começou um fogo. Não era foco, era fogo mesmo, incêndio puro, com chamas altas! Veja aqui o vídeo do MGTV, do dia mesmo que começou o incêndio.
Ontem o marido foi monitorando por telefone, já que estava muito cansado, não dava pra ir trabalhar.
Os vários vídeos sobre o fogo ontem:
Todos os vídeos foram tirados do site G1

O caso é que esse fogo está lambendo praticamente todas as áreas de preservação da empresa...
São 8 as principais áreas de preservação da empresa. 5 delas se acabaram em fogo nesses três dias. Pra amanhã existe a esperança de salvar duas. A última não tem muita ligação, então está mais ou menos salva - pq foi avistado um foco na região e estão monitorando.

É um pecado ver que esse lugar, q tanta alegria, prazer e paz me fornecer, se acabou nesses dias...

Centro Integrado, a 'central' de preservação do IEF (Instituto Estadual de Florestas), onde se reuniam os bombeiros e tbm os brigadistas que combatem naquela região. Hoje muita coisa mudou, começando pela Virgínia, que não mora lá mais (e era ela quem nos dava o passaporte pro parque rs)

Aquela casinha amarela lá embaixo era onde morava a Virgínia, na época em que ela coordenava as coisas por lá. Tudo em volta virou fogo.













E eu selecionei as fotos e escrevi o post com a garganta embolada... vontade de chorar. Principalmente depois de ouvir a Virgínia contando q qndo viu o seu cantinho daquele jeito, desmontou e chorou. Isso aí em cima vai ser pra sempre o lar dela, mesmo não morando lá mais.
É triste pensar que 80% da área já queimou... e que vão tentar evitar queimar o resto, mas nada é garantido. É necessário chover... Uma chuva forte!

É como eu disse hoje no twitter: céu precisava ter aquele sensor de fumaça: enfumaçou, choveu!

10 comentários:

Sheila disse...

Ai irmã, que dó... sem palavras... Esse sensor de fumaça podia mesmo existir hein?

Neli Rodrigues disse...

Eu vi pela televisão e fiquei super preocupada. Uma pena acontecer esse tipo de coisa.
Depois, nos dê mais notícias, ok?
Bjs♥

Uma parte de mim disse...

Que triste não é? infelizmente ficará agora só na memória e no coração!, lindo o lugar quanta vegetação, agora levará anos para voltar a ser o era:/, bjo.

Andreia disse...

Oi Telma,

Que coisa triste neh. Um lugar tão lindo se acabar assim, em chamas...
Uma pena realmente. Imagino como deve ter sido escrever o post.
Eu vim aqui agradecer o comentário lá no meu bloguito. Obrigada de coração :)
Beijo,

Deia
http://universoemcores.blogspot.com

Adriana Balreira disse...

Tomara que pare logo essas queimadas. Que o povo se conscientizem que não podem jogar cigarros no chão, serem mais educados evitariamos tanta coisa.
É uma pena que um local como esse esteja sofrendo tanto. Chuva! Chuva!!!
Beijos
Adriana

Daniela disse...

Adorei tua descrição de paraíso!!!
Concordo e muito com tudo isso!
bjocas
Dani
criancabemvestida.blogspot.com

Cátia Raposo disse...

É uma pena mesmo, q paisagens lindas! Q lugar lindo!
Tbém acho q devia ter sensor de fumaça,o céu,pois as coisas estão ficando cada vez mais críticas em alguns lugares...o ar cada vez mais carregado de impurezas e cada vez mais seco.

Lola disse...

Nem me fala,
"Eu perguntei a Deus do céu ai, por que tamanha judiação...."
bj
LOla

Joana disse...

Nem me fale... Meu pai mora no Jardim Canadá, sei a beleza desse lugar.
Todo ano será isso? Não é possível!
E agora a Serra do Curral também :(
Beijinhos

Carol disse...

É, esse tempo seco é terrível e sempre tem o perigo das queimadas...e mesmo assim o lugar continua incrível!! Mas tudo voltará a ser como era antes, com certeza!!!

Beijão

carol
www.thenails.com.br