quarta-feira, 13 de março de 2013

Os livros e as crianças

Imagem difícil de se ver hoje em dia, não? Sabe o que é engraçado, que talvez seja mais fácil ver crianças até 9, 10 anos lendo, mas os já alfabetizados, de 10 pra cima, estão mais interessados em computador e video game... triste!

Daí que hoje vi essa imagem, que a Luci Cardinelli postou e... afe... essa realidade é bem culpa nossa, dos pais, viu?!

O que acontece é que, como diz no site "Ouvindo Crianças", de onde tirei a primeira imagem, somos a favor de crianças leitoras, mas não as ensinamos o caminho. Muitos pais acreditam que esse amor pela leitura vai aparecer do nada e pronto, q eles não precisam fazer nada. Mas não é bem assim...
A criança deve crescer com o prazer da leitura! Lá atrás, quando ainda é um bebê, dá pra criança já começar a ter estímulos sobre leitura mas, como ela não sabe ler, precisa de mãe e pai que as mostre como é gostoso viajar nas letras e desenhos!
E é importante o exemplo dos pais, que leiam jornais, revistas e livros, mas q leiam! A criança que vê pais leitores vai se interessar mais fácil por livros tbm.
Esse desenho aí de cima me faz pensar que leitura 'dá trabalho'... pq na idade em que começam os trabalhos de leitura, a criança ainda não lê direito, então precisa dos pais pra ler pra ele, até q possa fazer 'sozinho' e entender o que leu. Só que daí vem as desculpas de que o dia foi pesado, de que está cansado, com dor de cabeça, com sono, com preguiça, etc...
Confesso que não é todo dia que leio pra Sofia. E tbm ela não tem uma super biblioteca. Mas eu já li muitos livros pra ela na hora de dormir, cada dia um. E hoje ainda leio de vez em qndo. Mas é raro o dia que ela dorme sem ler um livro e acho isso ótimo!
E como todo mundo sabe, ler ajuda a escrever melhor tbm, né? E Sofia tem dificuldades pra escrever certas coisas... ela erra coisas que já sabe, por pura falta de atenção. COPIA coisas da forma errada e não consegue ver o erro... complicado, viu?!
Então resolvi copiar a ideia do Alex! O Alex é o 'Papai'quedista, namorado da minha amiga Renata, mãe da Duda. Ele criou um blog para falar da vida dele com a Duda, principalmente e eu sou fã do blog! Sobre a ideia que eu resolvi copiar dele, é o "Projeto 'Ler para Escrever Melhor'". Ele explica melhor sobre esse projeto aqui e já mostra o resultado do primeiro livro escolhido aqui. Achei muito bacana e já vou começar com o primeiro livro que a escola pediu pras crianças!

Fui comprar na semana passada e li rapidinho, dentro do ônibus, e gostei bastante!!! O livro fala de três cães - Ego, Queixa e Dúvida - que correm em busca da felicidade... achei muito legal a forma de mostrar esses três sentimentos pra crianças. Leia mais sobre ele aqui, no site da Editora.
E o prazo é de um mês pra Sofia ler, entender e fazer a redação sobre o livro... qndo ela fizer, no final desse mês, eu volto pra mostrar, tá?
Ah! E quero dizer que indico o blog do Alex, o 'Papai'quedista! Gosto mto da escrita dele e da responsabilidade q ele tem com a Duda! Achei bacana demais a iniciativa dele de escrever este blog e o compromisso q ele mostra com tudo isso! Vai lá conhecer, tá? 

E, voltando lá no início, vamos incentivar e participar mais, pra formar cidadãos melhores e mais cultos!
E como postou a Carine Gimenez agora a pouco no face...

4 comentários:

Alex Reis disse...

Muito bem Tel. Gostando de ver. Pode até ser que não consigamos mudar o mundo, mas se mudarmos pelo menos nossos pequenos para o mundo, acredito que ainda haja esperança para ele. E vlw os elogios ^^. Abs.

Carine Gimenez disse...

Parabéns pelo texto Tel, ficou incrível!
Eu amo ler, desde sempre, e adoro escrever, escrevo muito.
Quem lê escrever melhor mesmo, sem dúvidas.
João Miguel também não tem uma biblioteca ainda, mas já tem livros e leio pra ele desde a gestação.
Beijão pra você e Sofia.

Evanir disse...

Os poucos amigos que te apóiam na queda, são muito mais fortes do que os muitos que te empurram.
Que o nunca mais nunca se cumpre, e que o pra sempre sempre acaba.
minha família com suas diferenças, está sempre aqui quando eu preciso.
ainda não inventaram nada melhor do que colo de mãe desde que o mundo é mundo.
Vou sempre me surpreender, seja com os outros ou comigo.
Que vou cair e levantar milhões de vezes, e ainda não vou ter aprendido.
vejo na amizade o amor mais profundo .
vejo na amizade o amor ,mais profundo amo com a alma minhas amizades acredito ,
todos são sinceros comigo.
Eu ainda acredito que minhas amigas e( Os)
são sinceros comigo.
De todo coração agradeço.
Um abençoado final de semana,
beijos de paz e luz,Evanir.
Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia,
pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves.
Disse um poeta um dia que a vida é a arte dos encontros,
embora haja tantos desencontros pela vida.
Feliz Dia do poeta.

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Telma... não sei... tenho uma enteada de 15 anos, mas desde os 3 aninhos passava os finais de semana conosco. Eu fiz de tudo: lia pra ela, comprava livros e tals, mas não adiantou. Desde os 10 ela mora com a gente, e achei que pudesse "convertê-la". Sem chance... a garota tem preguiça, odeia ler, é desinteressada. Cansei... rs!
Acho lamentável, mas fiz o que pude.
Já meus 3 sobrinhos mais velhos amam ler, graças a Deus!! E todo Natal eu presenteio com um brinquedo + livros. Eles devoram. Fico tão feliz!!!!
Bjns
:)