quarta-feira, 27 de março de 2013

Receita {Couve Flor e Brócolis Gratinados}

Domingo eu fiz esse prato aqui em casa pq vi no Criativesse na semana retrasada e fiquei morrendo de vontade! Eu gosto dos dois, mas não sabia mto bem como fazer pra ficar interessante... Sempre q comprava, perdia... :(

E o que precisa pra fazer?
1 bandeja de couve flor
1 bandeja de brócolis
(comprei um pezinho de cada um e, como deixei na geladeira por uns dias, acabei perdendo um bocado dos dois... ficou pouquinho, chuif chuif. Mas ficou o suficiente pro jantar!)
1/2 cebola cortada em cubinhos
1 dúzia de tomates cereja cortados ao meio
30 g de mussarela em palito, cortada (opção: mussarela de búfala) (usei queijo minas, que era o que tinha em casa e adoooro! E não sei se usei 30g... usei um tanto lá! kkkk)
5 azeitonas fatiadas (opção: 1 colher de sopa de alcaparras) (sorry... essa troca eu não faço pq não curto alcaparras e AMOOOO azeitonas! kkk)
1/2 pote de creme de ricota light (usei requeijão pq não achei o creme de ricota. E não era light, pq não tinha desse aqui em casa rs)
1/2 xícara de leite desnatado (foi integral... rs)
1 colher de sopa de queijo ralado
salsinha, azeite, alho, sal, pimenta do reino - a gosto

Como vcs podem ver, minhas substituições não foram assim tão lights... mas se precisar eu substituo, né? rs

E como fazer?
Cozinhe os brócolis e a couve flor separadamente e reserve.
Em uma panela, coloque a cebola com um fio de azeite até amolecer. Junte alho, sal e pimenta do reino e reserve.
Misture o creme de ricota (no meu caso, requeijão) com o leite e reservar. (bati no mixer)
Em um refratário, dispor os brócolis e a couve flor e por cima espalhar a cebola reservada.
Por cima, espalhar o tomate, o queijo e as azeitonas.
Por cima, regar com a mistura de creme de ricota e leite.
Finalizar com o queijo ralado e salsinha.
Levar ao forno até que esteja dourado por cima.
Sirva com uma carne magra grelhada, como frango ou peixe. (não rolou... comi com bife de contra filé rs)

Fica uma delícia, gente!!! Aprovadíssimo!!! Vejam só:

5 comentários:

Andréa Fenerich disse...

Que delícia, eu gosto de couve flor, mas amo mesmo o brócolis =D
Vou comprar as coisas e fazer... me deu água na boca
beijos!!

http://eusemprequieromais.blogspot.com.br/

Jack Lins disse...

Hum..sabe aquela conversa de nunca comi e não gosto? É o meu caso com o brocólis, rsr, mas a couve flor eu amo, irei fazer essa sua receita com couve flor da próxima vez que comprar.
Tenha um ótimo dia.
Beijos
Jack
www.meucantinhos.blogspot.com.br

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Aih, que delícia... eu adoro!
A minha sogra faz com couve flor, mas nunca comi com brócolis. E amo brócolis!!
Bjs, ótima quarta!!
:)