segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Lista de Material de Uso Coletivo

Sabe... depois de pegar a lista de material de uso coletivo da Sofia deste ano, cheguei à conclusão de q prefiro como em algumas outras escolas: a escola manda bilhete dizendo q dia tal vão fazer tal atividade e a criança deve levar tal material pra trabalhar em sala.
Vou colocar aqui pra vcs a lista de material COLETIVO q tenho q enviar pra escola esse ano (as aulas começam quarta) e nem pensei em comprar ainda. Ah! Lembrando q a lista é para todos os alunos do 1º período ao 5º ano, ok?

2 folhas de craft
2 folhas de papel camurça
2 folhas de papel crepom
2 folhas de papel laminado
2 folhas de cartolina
5 folhas de EVA (cores diversas)
2 folhas de papel de presente (motivo infantil)
1 pacote de folha 60kg (ofício)
2 pacotes de creative paper
3 pacotes de folha de ofício colorida (cores variadas)
1 pacote de folha 60kg A3
1 pacote de colorset (ofício)
2 rolos de durex colorido (pequeno)
1 rolo de durex transparente (grande)
1 rolo de fita crepe
1 rolo de dupla face
1 metro de contact transparente
2 metros de contact de bichinho
2 caixas de massa para modelar (acrilex grande)
1 caixa de cola colorida
1 vidro de cola branca 500ml
1 caixa de cola colorida com gliter (com seis unidades)
3 pincéis (14, 16 e 18)
1 rolo de barbante colorido
4 potes de gliter
2 novelos de lã
1 pacote de algodão
2 tintas relevo dimensional (oi?)
10 envelopes branco (tamanho ofício)
2 bastões de cola quente (fino)
2 bastões de cola quente (grosso)
1 DVD e 1 CD (virgem e com o nome do aluno)
1 lixa grossa
1 dúzia de pregador de roupa (oi?)
1 pacote de argila
1 pote de 250ml de tinta guache
3 pacotes de areia colorida para colagem
1 pote de pintura de rosto (eu quero ver Sofia chegar em casa cm o rosto pintado)
3 cores variadas de anilina (oi??)
1 pacote de prato descartável de papel
1 pacote de canudinho
50 palitos de picolé colorido
1 pacote de palito de churrasco
2 pacotes de balão São Roque nº 7 ou nº 9
1 pacote de papel marche
3 metros de TNT 04m
1 pacote de massa para biscuit
2 metros de feltro
2 pacotes de mini enfeites de EVA (já pediu a EVA ainda tenho q levar mini enfeites?)
1 brinquedo pedagógico (plástico ou madeira, de acordo com a idade) (oi?)
2 canetas para retro-projetor (para EVA) (pra qual dos dois, afinal? zoando)
2 tintas para tecido
2 rolos de fitilho
2 livros de história de acordo com a idade
2 caixas de lápis de cera (grande)
2 cartelas de adesivo (motivo infantil) (COMASSIM)
2 revistas em quadrinhos novas
1 caixa de lápis de cor (grande) (mas, peraí... se a Sofia já vai ter os lápis de cor DELA, INDIVIDUAL, com 12 CORES SÓ... pq PRA ESCOLA vou mandar uma caixa grande?)
12 lápis preto Faber Castel (kkkkkkkkkkkkk exigindo marca? Maénunca!)
2 borrachas macias

Enfim... isso tudo!
Então qndo fui sugerir que as crianças pintassem o barbante e os palitos pra ficar algo mais interativo, a diretora disse q não tem espaço pra colocar pra secar. Se não tem espaço pra isso, vai ter pra brincar com argila? Biscuit? Areia COLORIDA? Papel marche?
Ainda tem: cola 500ml, 20 unidades de lápis preto e borrachas. Pra q, se qndo as crianças precisam de um emprestado eles dizem q não tem?
Coisas como cola quente, durex, fita crepe, fita dupla face, contact (de bichinho ou transparente), cola quente, anilina, tinta para tecido... isso são coisas de uso da escola mesmo, não? E nesse caso, acho q já devia estar incluído esse tipo de coisa na mensalidade e não na lista de material. O que achei graça foi q não pediram as 500 folhas de papel sulfite, como sempre pedem... e aí?
O QUE eles vão colocar no CD E no DVD pras crianças?
E outro detalhe: sabendo q é um direito dos pais recolher no final do ano o que não foi usado pelo aluno, no final da lista já tem "Será devolvido, ao final do ano, somente o material individual". Claro! Esse não deve sair da mochila da criança, né? Assim fica fácil!

Enfim... estou esperando o orçamento de duas papelarias aqui perto. Ainda vou ver como fazer com relação a essa lista e nem é pela questão do dinheiro. É por achar MUITA COISA desnecessária. E tbm por saber q muita coisa não vai ser usada...

25 comentários:

Lilian Britto disse...

Que que é isso! Muita coisa desnecessária mesmo! E concordo contigo, quando tiver os trabalhinhos eles pedem e vc manda ué! Muito mais fácil ;)
Beijos, ótima semana =*

@morenalilica

Rossele disse...

Guria.. fiquei apavorada com o tamanho da lista... acho que da Luyse não é nem 10% da lista da Sofia... é colégio estadual? Nem sei o que te sugerir! Beijos

Sheila disse...

Irmã, minha referência é de escola pública, que os alunos não levam nada e se a gente quer fazer algo e não tem o material na escola, ou a gente não faz ou compra. Enfim, achei meio exagerada essa lista. Como professora ia ficar doida com tanta possibilidade de trabalho com os alunos. Minha sugetão é realmente observar o que a Sofia usar durante o ano. Anotar mesmo. E quantidade. Pq pede duas folhas de papel laminado e usa um pedacinho pra fazer um coração. E no ano que vem simples, não compre o que não foi usado. simples. Já está na escola mesmo... Bjus!

Calíope Corrêa disse...

Amiga, isso não só é desnecessário como é ilegal.

Você pode consultar mais detalhes no site do Procon.

A escola não pode exigir material coletivo e muuuuito menos exigir que o lápis de cor por exemplo seja do grande.

Inclusive vi uma reportagem onde uma especialista dizia que se deve comprar lápis pequenos pra crianças, pois elas nunca usam tudo.

No final do ano deve-se exigir da escola que devolva tudo que não foi usado e até o que foi usado em parte. E que no ano seguinte, a escola É OBRIGADA a aceitar os restos que sobrou do ano anterior.

Telma, sei que é complicado hoje em dia requerer algo na justiça, e pode parecer algo banal, mas entre no site do procon, imprima todas as informações, e engocie com a escola. Faça valer seus direitos. A escola pode ser multada e pra ela o prejuízo será muito maior.

Esse país só vai melhorar quando deixarmos de fazer vista grossa pras irregularidades e lutar pelos nossos direitos da forma correta.

Bjus
@OMundoDeCaliope

Uma parte de mim disse...

TELMA!
Estou de cara no chão com esse ABSURDO de lista de material da escola de Sofia!, então para que serve a mensalidade escolar? só para pagar os professores?!
Os meninos estudavam em uma escola mercenária assim e eu troquei esse ano, só que ainda trocando a lista tb foi punk!
Infelizmente não podemos manter nossos filhos em escola pública pq as condições mínimas não existe!
Tenta negociar, apesar que no meu ver acho muito difícil vc conseguir alguma coisa:/, mas tenta!,bjo.

Calíope Corrêa disse...

Ah... e é devolver tuuuudo que não foi usado por sua filha viu!! Porque material usado em cartazes da escola, cartazes de aviso, ou qualquer coisa que não seja SUA FILHA que usou, deve ser devolvido e jamais isso deve ser pedido na lista de material.

A escola pode pagar uma enorme multa com isso, e basta você levar a relação desses materiais num Fórum de pequenas causas que em até 48h mais ou menos um juiz já te dá um documento te eliminando desse dever.

Comigo não foi o caso do material escolar, mas como meu direito tbm estava previsto em lei como esse, na mesma hora que abri a queixa, já fui com um documento ameaçando a empresa a eliminar aquela cobrança... rapidinho na horinha!!!

Às vezes as pessoas falam que a justiça é lenta etal, mas nem experimentam ir lá neh!!

Ah... tou falando muito neh? Mas é que isso tudo me revolta!

Vá essa semana amiga, num fórum, é coisa rápida, abra um processo online, é na hora, vc vê de casa e ainda imprime a ordem do juíz pra levar até a escola.

VAMOS FAZER VALER parte dos impostos que pagamos e é direcionado para o poder judiciário neh!!
E FAZER VALER a mensalidade que já é paga à escola, devido o fato das escolas públicas serem em grande parte um lixo.

Boa sorte!

Bjus
@OMundoDeCaliope

Beth/Lilás disse...

Nossa, eu já passei por isso e me lembro que eram longas as listas, mas a cada ano fica maior ainda e, coitado dos pais, têm que rebolar para tanta despesa!
um grande abraço, carioca

Fabiana Fabrin disse...

Oi Telma!

Muito interessante o seu post, como vc sabe eu trabalho (tenho) uma escola de Educação Infantil, por aqui tb pedimos materiais de uso coletivo, mas vou te falar que não chega nem aos pés dessa lista absurda aí de cima, realmente completamente absurda e ilegal, jamais uma criança irá usar uma quantidade dessas de materiais, lembrando que devem ser umas 25 crianças por sala, multiplicado por cada aluno + alunos de outras turmas.... Meu Deus, onde será que eles guardam tudo isso?
Sim, pergunto isso pois a quantidade de material é coisa de loko é praticamente impossível usar tudo isso mesmo que sejam feitas atividades de artes diariamente (o que sabemos que não acontece).

Você não é obrigada a levar tudo isso não, vale ir a té a direção dessa escola e questionar o porque dessa lista fora da realidade.

Boa sorte!

Bjos, Fabiana

Anônimo disse...

Bom dia Telma.
Minha linda, vim lhe trazer a receita do Danet...
Li seu post.
Como professora de educação infantil, vou ter que dar meu pitaco por aqui.
Sou mãe também.
Claro que a lista está mega grande e te garanto que tem muita coisa que se pede na lista e que nem usamos. Por exemplo, ano passado sobrou muito pincel atômico de minha turma, disse a direção que não precisava pedir este ano, mas como não saberiam quais eram meus alunos e também disseram que este ano já estaria tudo seco. (ops, garanto que duram uns três anos). Mas como contestar. Afinal manda quem pode obedece quem tem juízo.
Dou uma dica, o que sua filha já tiver de individual não mande outro para a escola como o exemplo dos lápis de cores.
E quanto as folhas de ofício e demais materiais compre apenas 40% é o suficiente para o uso de sua filha. O restante tenha certeza que é para cobrir buraco de pais que não tem situação financeira ou fingem de bobo para ganhar o pedaço maior.
Já nem confiro item por item dos pais de meus alunos, trabalho em escola municipal. Assim chegando ao fim do ano, se falta material (ano passado faltou folhas de ofício e massa de modelar) então pego com as outras professoras que tem sobrando ou então o município nos dá o que for possível e o que não for possível, trabalhamos com o que temos. Como se diz um grande educador, não me lembro no momento o nome correto: O bom professor dá aulas até mesmo debaixo de uma árvore.
Agora vou postar a receita do Danet no outro comentário.
(risos), também falei demais aqui.
:)

Anônimo disse...

Danet da Danone

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
4 colheres de sopa de maizena
1 lata de chocolate em pó
1 lata de creme de leite com soro.

Modo de Preparar:

Reserve um pouco do leite.
Coloque o restante na panela, junto com o chocolate e o leite condensado. Deixe ferver.
Em outro recipiente dissolva a maizena com o leite que separou inicialmente.
Ao ferver a primeira mistura acrescente o restante do leite com a maizena e mexa até virar um mingau.
Deixe esfriar um pouco e bata na batedeira com o creme de leite e o soro.
Coloque em vasilhas que preferir e espere gelar por aproximadamente 4 horas.
Bom Apetite.
Bjokas...da Bia!!!

Anna Carolina Schwarz de Oliveira disse...

Um absurdo essas listas...a da minha filha também é enorme. E a quantidade de folha de papel ofício? Também tenho que comprar e o faço muito revoltada. Bjks

Carol

http://segredinhosdecarol.blogspot.com/

bau da lola disse...

Telminha, acho tudo exagerado.
Vou dar meu testemunho: Meus filhos estudaram em escola publica na Espanha e na Italia. Sabe o que comprei? NADA e pergunte se eles ficaram defasados em relação aos alunos daqui que são obrigados a comprarem o que precisam e o que não precisam?
Pois é coisa de terra de ninguém.
bjks
Estou com vc e tenho DUAS listas pra ser esfolada.

Di Rodrigues disse...

Oi! Essa escola já deve estar pensando nos materiais que vai usar nas datas comemorativas para fazer as lembrancinhas, os enfeites, etc. Acho ridiculo pedir sulfite A4 e A3. Dois novelos de lã é muito! Vc deveria consultar o Procon. Isso é um grande abuso. Eu trabalho numa escola municipal e os alunos ganham todo o material, só compram o que querem diferente. 12 pregadores é uma piada, não é possivel! Amiga, não aceite essa situação calada, devemos lutar por nossos direitos. Bjs.

Josiana Leite disse...

Só tenho uma coisa a dizer sobre isto absurdo passei por isso, menina de livro gastei mas que um salário minemo, quando me perguntam josiana vc não vai ter mais filho? responda veja a lista de material escolar e veja se tenho condições pra mais um, é isso amiga muito trabalho pra gente e que Deus nosabençoe.

SANDRA disse...

Eu fiquei impressionada com os 60 KG de dois tipos de papéis diferentes.
PROCON URGENTE!!!!!!!!!!!
O quê que é isso guria?
Inacreditável!

Beijinhossssss

Falou Tchau disse...

Telma,

Afff.... tb tô passando por isto... pela primeira vez e confesso que tb fico sem saber o que fazer... Na escola do Pequeno aqui eles dão a opção de pagar uma taxa ao invés de levar o material... o que é estranho é que o valor da taxa fica a metade do preço da lista se eu for comprar!
Da pra gente pensar que eles nem precisam deste tanto de material e cobram uma taxa e compram apenas o que vão utilizar (ou não?)...
Muitas dúvidas... mas estou optando em pagar a taxa e ver como será o desenvolver das atividades... Não quero tomar nenhuma decisão precipitada, vou conhecer a escola primeiro ver como vai ser o desenvolvimento de tudo e assim poder tomar uma decisão mais acertada...
Mas se vc já conhece a escola e os trabalhos que eles fazem, ou não, já dá pra tomar alguma providencia...
Masssss... mudando de assunto... estamos tristes que não tem aparecido no blog pra nos visitar... deixar seus recadinhos e seu carinho! :( snif... Não some de lá não... vc é mto importante para nosso blog!!
Bjs
Falou Tchau

Lucí disse...

Trabalho em escola particular e essa lista nao é muito diferente da que eu trabalho, e garanto que esse material, menos de 10% é usado pela criança, todo o resto é usado pelas professores, equipe pedagogica e secretaria, para decoração da escola, lembrancinhas e tbm para estoque, ja que alguns pais nao levam ou vão levando aos poucos.

Trabalhei em uma escola, que de tanto os pais reclamarem, foi colocado embutido na mensalidade, mas ai a escola, nao repassava e nao comprava o material necessario e os professores que tiveram que comprar, mas em ambos os casos, muita coisa ainda é sai do bolso dos professores, que por amor a profissão na falta de algum material compram.

Ahh os CDs e DVDs, eles usam pra colocar fotos, portfolio, filmagens, massss ai vem outro detalhe absurdo, eles cobram por essas midias no final do ano, pa geralmente fazem uma capinha bonitinha com o material que o pai da...

Bjo.

Cathe e Gi do www.kidsindoors.com.br disse...

Oi! é um abuso mesmo!!!
Desde que minha segunda filha entrou pra escola tb, manso só metade dos materiais (metade de cada lista) se faltar digo pra profe me pedir. Mas eles não usam nem metade das coisas! Tem vezes que não cehgam nem a fazer nada com o material pedido e não recebemos de volta no final do ano!!! Eu tenho uma caixa de lápis de cor aquarelável que ganhei do meu pai quando tava na faculdade, e ainda tenho ela, e olha que me formei em 2000! Pq preciso comprar uma caixa nova deste lápis da faber castel, que é cara, todo ano? As crianças comem os lápis? Pa trabalhos com eles não chegam aqui em casa!!!! :P
bjão

Adriana Balreira disse...

Olha, não tenho filhos mas fico indignada com essas listas para crianças. É muita coisa, eles querem é abrir outra escola com o material de cada aluno? Fico horrorizada com a quantidade. Será porque eu não tenho filhos??? Como é caro manter um filho na escola, hein! Boa sorte nas compras.
Beijos
Adriana

Pat Coutinho disse...

Telma... que super-lista!
Tenho 4 filhos que estudam em colégio particular... mas a lista dos 4 juntos não chegou aos pés da lista da sua filha.
Estou assustada.
Sugiro que você converse com a direção da escola e com a coordenação pedagógica para que possam repensar a lista para os próximos anos.
Bom final de semana.

Duas Moças Prendadas disse...

Telma .
Concordo com vc. em número , genero e grau ,é um abuso essa lista , não pela custo ,mas pelo abuso de certas exigencias que tiram o nosso direito de escolha e violentam nossa inteligencia e capacidade de discenimento !
Beijo!

Duas Moças Prendadas disse...

Telma .
Concordo com vc. em número , genero e grau ,é um abuso essa lista , não pela custo ,mas pelo abuso de certas exigencias que tiram o nosso direito de escolha e violentam nossa inteligencia e capacidade de discenimento !
Beijo!

P disse...

Meu Deus, essa lista é pra quantos anos? Pro fundamental inteiro?????????
O.O

Anônimo disse...

Nossa que exagero!! Estou abismada com tudo isso, rs.
Se essa é a do coletivo juntando com a do individual você deve ter gastado mt dinheiro, rs.

Beijos!

Thais disse...

Telma, eu fiquei pasma com a lista de material da minha filha no MATERNAL ... Mas vendo a sua lista, fiquei mais abismada ainda ..

Como sou mãe de primeira viagem e tenho pouco contato com mães, me sinto num beco escuro, porque não sei sabia se ia atrás da direção da escola e assim questionar a lista absurda ou se comprava tudo e assim ficando calada, esperando as atividades realizadas com o material chegarem em casa pra eu me emocionar .. Pois bem, meu marido decidiu que pagaria o valor de 190,00 para a escola pela lista de materiais.. Pois tinhamos essa opção de pagar pela lista na escola ou comprar fora ...

Agora, vendo aqui o seu post, me sinto ainda mais lesada pela escola .. Quero só ver qtos trabalhinhos vão chegar em casa...