segunda-feira, 25 de março de 2013

Manhã de Convivência

Este sábado tivemos na escola da Sofia uma Manhã de Convivência, que tinha um tema específico: Saúde do Idoso. Os avós foram convidados especiais nesse evento e aproveitei pra pedir à minha mãe pra levar minha avó tbm!

Sofia, vovô e vovó

Vó, Sofia e Bisa

4 gerações: Vó Dica, Mamãe, eu e Sofia

O Vô precisou ir embora logo pq tinha compromisso. Mas foi mto especial ter aparecido pelo menos um pouquinho! Pena que perdeu a melhor parte do evento, pq ele só pôde ver o material do EF I (mostro ali embaixo)...

Bom, vamos ao evento, que merece um post à parte MESMO! Bom... Sofia foi para a escola aos 9 meses, quase 8 anos atrás. Nesse tempo, esta é a 4ª escola que ela está. De todas, ela passou um ano agradável na segunda, com eventos até legais. Mas esse foi o primeiro evento nessa nova escola e foi uma surpresa extremamente agradável pra mim!
Chegamos lá e fomos agraciados com um painel lindo, feito com montagens e desenhos das crianças...

Esse foi o desenho da Sofia, com vó e vô rs

Entrando pela escola, vimos uns trabalhos sobre saúde, cuidados, direitos, etc (tudo relacionado aos idosos). Esse foi o único trabalho q não achei legal pq não foi 'bem apresentado' pra gente, no sentido de que era texto demais e ngm ia querer ficar lendo... Acabei nem tirando fotos! Mas achei interessante se tivessem apresentado o trabalho com cartazes com ilustrações, colagens e frases curtas.
Aí, por ordem de série, os trabalhos foram os seguintes...
Ensino Fundamental I (1º ao 4º ano):
- Colcha de retalhos. Foi enviado para casa dois pedacinhos de tecido para os avós decorarem de alguma forma (com botões, fuxico, tinta, caneta, etc) e tbm que enviassem um objeto de que gostassem mto com a forma que usam o tal objeto e pq gostam tanto. Minha mãe enviou...

Prato que nós duas ganhamos na primeira escolinha, como presente de dia das mães
(detalhe que era pra ter sido um prato só, mas a escola errou nas contas e fez dois pra Sofia! Foi ótimo! Eu ganhei um e minha mãe outro!)

Os tecidinhos decorados de canetinha e que ficaram LINDOS! Achei lindo o carinho da minha mãe...

E o resultado, a montagem disso tudo, ficou assim:
Colcha de Retalhos...

 Mesa dos objetos dos avós (parte 1)

Mesa dos objetos dos avós (parte 2)

e um grande painel com fotos das crianças com os avós

A foto da Sofia foi essa, do Reveillon em Salvador!

E aí o 4º ano apresentou poesias feitas pelos próprios alunos, em homenagem aos avós.
Bom... aí começaram as movimentações do evento e ficou compreendido - para mim - pq o nome "Manhã de Convivência". A primeira atividade foi o alongamento... Foi divertido! rs


A escola chamou enfermeiras para medir pressão e fazer teste de glicemia. Foi a maior fila de qquer coisa q teve no evento! rs Até eu entrei na fila e, enfim... tá tudo tranquilo (mas sei que preciso me cuidar)


E aí, voltamos às atividades das turmas...
O 7º ano preparou o espaço de jogos, levando jogos de tabuleiros. Achei o maior barato!!


As meninas do 8º e 9º ano fizeram o Cantinho da Beleza, ficando as do 8º com as mãos (limpeza das unhas e massagem)...
delícia de momento!!! Sentamos juntas, eu e minha mãe,
e as meninas comentaram o quanto somos parecidas! rs
As meninas do 8º tbm prepararam e distribuíram lixa e palito de unha dentro de um saquinho de chup chup, com um cartãozinho com o seguinte texto: "Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida"

... e as meninas do 9º ano com maquiagem!



O Ensino Médio se uniu para o café da manhã e o Bingo!
O café da manhã estava lindo! Tinha bolos, pães, pães de queijo, sucos, refrigerante, salada de frutas, granola, frutas, empadão...

Eu comi um potinho de salada de frutas e tava uma delícia!!!

E o Bingo começou por volta de 10hs (o evento foi de 8 às 11hs), o que fez dar tempo de todo mundo aproveitar tudo do evento e depois ir lá aproveitar o Bingo. Tava bem cheio!

Só que começou a chover e saíram da área descoberta pro coberto e foi quando eu peguei minhas trocentas cartelas pra tentar... huehuehue

O mais legal foi que qndo vovó sentou ali do meu ladinho, ela me ajudou a conferir as cartelas! Como eu tava com 4 cartelas (as outras duas ali eram de uma senhora q sentou com a gente), vovó me deu help, marcando uns números que eu não via, remarcando qndo a cartela movimentava e o milho saía do lugar e até deu a ideia de torcer um pouquinho a cartela pra parar de dar problema com o milho! Vovó tava espertinha até! E aproveitou bem a festa...

Depois do evento fomos lá pra casa. Fizemos almoço (eu e mamãe) e comemos arroz, feijão, bifinho acebolado e saladinha. Teve bom! Mas o melhor mesmo foi ter a companhia dessas duas mãezonas nessa manhã!!!

E sobre o evento... se eu pudesse, falaria pra TODA escola (que tem uma boa estrutura física) fazer algo do tipo! Acontece que lá a estrutura é excelente para isso! Tem quadra coberta bem grande e outra aberta e dois pátios (um coberto e outro não). Então ngm fica assando e ngm pega chuva à toa tbm. Não tem necessidade de entrar nas salas de aula e tem banheiro lá fora tbm. Além disso, mesmo com o café da manhã dos alunos do Ensino Médio, a lanchonete estava aberta.

Enfim, o evento foi ÓTIMO! Teve seus defeitos? Sim... o microfone usado no Bingo era mto ruim. Mas foi excelente no geral! E o mais legal foi ver que os próprios alunos foi que prepararam as coisas. 7º ano levou os jogos de casa; 8º ano levou as lixas, palitos e hidratante; 9º ano levou a própria maquiagem; e o Ensino Médio, por mais que tenha comprado os lanches, pedido à mãe pra fazer ou qquer coisa do tipo, tiveram o trabalho de preparar tudo lá na escola.
Eu precisava contar pra vcs sobre esse evento nesses detalhes, pq foi mto bom! É por essas e outras que, apesar dos perrengues com os estudos da Sofia, não me arrependo nem um pouquinho de ter transferido ela pra essa outra escola!

6 comentários:

Cici Senhoretti disse...

Nossa, Telma... que dia maravilhoso!!
Super parabéns À escola da Sofia, viu! Eventos em família são sempre especiais. Que exemplo!!
E sua família é linda... sua mãe, novinha e linda tb!
Adorei tds as atividades, os presentinhos.
Uma ótima semana!
Bjs
:)

Maiby Martins disse...

que ideia maravilhosa!
e na sua família é igual a minha: td mundo da msm forma, ou seja, é td cara de um e focinho do outro.
=*

Andréa Fenerich disse...

Muito bacana o evento,
Como trabalho numa escola, para mim foi ótimo ver essas idéias.
Sua família é linda,parabéns.
bjos!!

http://eusemprequieromais.blogspot.com.br/

Adriana Balreira disse...

Telma,
como a sua mãe é a sua cara! Pensei que fosse vc na primeira foto! Meu Deus!!! E que legal essa manhã com os avôs. Gostei dessa ideia. Bom para as crianças conviverem e saberem mais sobre os mais velhos.
Beijos
Adriana

Jack Lins disse...

Telma, que delicia de evento!!!
Fiquei pensando em algo assim pro dia do idoso na igreja, e lembrei que uma das escolas que os meus filhotes estudou teve um evento parecido no dia da avó, que é em julho.
Muito bom passar esse tempo assim com a família..me deu uma saudade da minha...
Tenha uma ótima semana,
Beijos
Jack
www.meucantinhos.blogspot.com.br