Eu sou encantada com a escola da Sofia. Acho q eu seria por 'qquer' escola, já q EU estou disponível pra elas. Qndo digo 'qquer' escola, quero dizer daquelas em que as mães têm acesso ao professor, diretor, coordenador e por aí vai. Pq não é em todas q conseguimos esse acesso fácil, né? Mas isso só foi possível pq estou em casa agora, por causa da minha decisão de deixar o trabalho para, entre outras coisas, acompanhar a Sofia nessa fase q grandes mudanças q foi a nossa vida! E tá valendo a pena!
Acompanhar as primeiras leituras da Sofia, o seu gosto pela matemática (puxou isso de quem? eu não gosto mesmo! rs)... O acompanhamento aqui é bravo! Não dou moleza! Não dou o Para Casa de mão beijada e a faço pensar. Se não sabe, procure lá atrás, no caderno sempre tem algo.
Qndo ela erra as palavrinhas em sala, eu refaço o ditado em casa pra ela treinar.
Tem as famosas dificuldades... trocar o B pelo D; confundir o j com o g entre outros. Acho q só treinando é q as coisas funcionam, né?
Mas, então... eu achava as aulas de Artes fraquinhas... achava q a Sofia tinha mais potencial. E qndo vi q a escola começou a trabalhar o tema RECICLAGEM, achei q a aula de Artes era a aula certa pra desenvolverem esse lado, né? Mas não foi bem assim... Era sempre colorir, colar papel crepom ou emborrachado preenchendo uma figura... teve até recortar a capa de um caderno e transformá-la num quebra-cabeças... e o caderno de Artes vai ficando uma falta de capricho com aquelas folhas maiores que a página! Hunf... Os trabalhinhos reciclados foram feitos pras aulas de Português e Literatura, foram o barangandão Arco-íris e o chocalho de potinhos.
Quero deixar claro que a professora de artes é uma ótima pessoa e eu estava mesmo prestes a bater um papo com ela sobre essas coisas. Mas aconteceu um fato mto chato e triste que a afastou da escola no final do semestre passado. Ela tentou voltar, mas não se sentiu em condições de continuar. Então trocaram a professora - q é a mesma de Espanhol, q tbm tinha mudado.
Acontece q eu já tinha notado o novo método da professora na aula de Espanhol e tinha gostado MTO! Qndo ela veio pra Artes, notei tbm: desenhos de observação foi o que me chamou + atenção. E veio esse trabalhinho, pra fazer com a família, sobre o dia da árvore!
Seja criativo e, junto com a sua família, enfeite esta árvore, utilizando os materiais que preferir.
Então sugeri a ela alguns materiais como : tecidinhos (q a Fernanda Reali mandou), feltro, papel de pão e lápis de cor msm. Sofia fez a montagem e colou. E o resultado...|
|
|
11 comentários:
Telma!
Olha eu aqui, esses assuntos muito me interessam... hahaha
Eu tenho a certeza que essa idade é a idade da criação e precisa ser incentivada SIM! Ainda mais nos tempos que se fala tanto em preservar o planeta, só falar não adianta, palavras são só palavras se não vierem com atitudes... e isso precisa partir da escola, professoras que não pensam assim precisam com a máxima urgência rever suas aulas.
O potencial das crianças precisa ser esgotado de todas as formas, eu adoro aulas de artes, adoro tesouras, papéis, tintas, embalagens...
Amei a árvore da Sofia, ficou muito criativa e vc tem toda razão em dizer que ela tem potencial... caso seja necessário faça como a Fer Reali vá até o colégio e de umas sugestões para a profª.
Beijos, Fabi
q fofinha!!
as aulas de artes são mt importantes sim! eu lembro q eu adorava as minhas. eu tinha em casa até uma caixa onde eu guardava as coisasinhas de fazer artes. bem legal!
bjs
Realmente, irmã, a aula de artes tem tanto potencial! Mas como professora, não sou fã de desenhos prontos... Mesmo a minha turma de alunos de 4 anos, pela primeira vez na escola, já tinham que fazer seus próprios desenhos. Nada pronto! E normalmente tinha a conversa de: 'Mas eu não sei fazer professora!" Aí é mais um motivo pra aprender, não? Enfim, tem coisa demais pra fazer numa aula de artes que só usar papel... E sim, a árvore da Sol ficou linda enfeitada! Tá linda, minha princesa...!
Telma,
Eu tb acompanho de perto o aprendizado do Gui e do JP. Mas vou confessar que não gosto da escola deles. Na verdade acho pésima. Faço o possível e ás vezes até o impossível para melhorar a educação deles em casa. Aqui não temos muitas opções, o setor de educação na cidade é arcaico, atrasado e as cabeças fechadas, retrógradas! A escola não reconhece um erro, um ponto a melhorar, isso é infame!
Adorei este estímulo a critividade e a Sofia arrasou! Linda de pijaminha e Liana sempre desavergonhada né? rsrsrs Bjs
Telma,
Dê os meus parabéns a Sofia. A arvore dela ficou linda. Bem enfeitada. E o pijama é lindo mesmo. Ela tinha razão em querer experimentar logo! E a Liana sempre ali, né?
Beijos
Adriana
Muito bom, Telminha!
Esse trabalho de customizar a árvore teve aqui com um livro. Eles tinham uma semana para ler e responde rumas perguntinhas, depois ilustrar com colagem.
Sugira lá na escola latas forradas com tecidos virando porta lápis. Eu sugeri no 2° período e a prof Debby fez com a turma toda. Temos as latinahs até hoje.
Aqui os meus já sabem separar o lixo, temos douas cestas e eles já descartam certinho. Desde pequenos ouvindo sobre os 3Rs, fica mais fácil conscientizá-los.
eu te admiro muito. Ah, amei Liana, que está uma lobinha. está menos peluda que a Isa!
bjs
Hehehe...que fofinha...adorei a idéia de usar tecidinhos no desenho isso q dá ser filha de craft né?! kkkkk
Bjks
Marília
Vc deve ser uma ótima mãe, atenta e participativa.
A foto dela pra sua mãe ficou tao lindinha parece aquelas que a gente tirava qd criança. Muito fofa.
bj
Lola
A cã na foto está demais.
Teremos uma oficina de reciclagem na escola, quero ver o que anda sendo feito. Além disso acho esquisito que eles pedem que a gente leve coisas de casa, mas nós já evitamos os tais produtos. Preciso conversar isso lá... as aulas de artes da minha filha são boas, a escola é bem artística.
Só pq vi agora... vc mudou a sala de novo? =]
As aulas de artes devem sim estimular a criatividade das crianças, seja com desenhos prontos ou com desenhos feitos inteiramente pelo aluno. Cada tipo de atividade deve ter uma intensão e é isso que tem faltado a muitos professores por aí. Realmente não é algo fácil, devido a correria da própria escola ou a algumas exigências que não cabem ser mencionadas aqui. Cantar, dançar, pular, brincar, procuro fazer das minhas aulas momentos divertidos e lúdicos. E vale salientar... o professor também deve se transportar para o mundo da criança... tão maravilhoso e revigorante. Bem, o que dizer da Sofia? É uma fofa, sapeca e que dá sentido a arte de ensinar e aprender!!! O trabalho da árvore ficou MARAVILHOSO... parabéns para a mamãe também, pela mediação, tão importante nessa fase da criança... Ah... o pijama... muito fofo... rs... Beijos mil!!!
Postar um comentário