terça-feira, 27 de março de 2012

A difícil arte de alimentar uma criança...

arte essa que eu não aprendi ainda...
Esse final de semana eu e marido estávamos conversando sobre isso.
Como começou o assunto? Naquele mesmo dia, mais cedo um pouco, Sofia estava na sala, cruzando as pernas, qndo um cheirinho característico pairou no ar. "Sofia, vai logo pro banheiro!!!" quase gritei. E ela foi, chorando e depois de espernear um bocado. No banheiro ela chorou alto mais um bocado. Só parou depois q terminou. Pq? Pq ela não tem um intestino bom... é ruuuuuiiiiimmmm. Não. É PÉSSIMO mesmo. E muitas vezes é sofrido. Assim, de chorar. Qndo mais nova teve q q precisávamos ajudar. É isso msm: dar um jeito de empurrar pra fora... argh...
Enfim.... Sofia se alimenta de leite com toddy, arroz e feijão. De vez em qndo uma carne ou um ovo. Chips tbm! Frutas? NECAS. Sucos naturais? O que é isso? (sim, ela me perguntou isso hoje). Legumes e verduras? Eca!!!
Bolo? Não. Pão? Só de vez em qndo (na maior parte das vezes por exigência minha) e por aí vai, gente... é sofrido! É difícil alimentar essa criança!
Teve um dia que ela comeu carne moída com batatinhas. E só comeu pq o Bernardo (vizinho) estava almoçando aqui e achou uma delícia. E então ela tbm disse q estava. E gostou msm.

Ah, gente... é difícil alimentar uma criança assim e eu não sei o que fazer! Marido diz que eu preciso fazer e obrigá-la a comer mas... como diz a minha mãe, nem eu passei por isso na minha infância! Na boa, fui comer melhor depois de velha (oi?), mas a situação da Sofia me preocupa!


Daí essa é a Semana da Alimentação na escola e mandaram um calendário com o que devemos mandar de lanche pra eles... Observem...
SEGUNDA - lanchinho e uma laranja (como o bilhete veio ontem à tarde, passou...)
TERÇA - sanduíche e suco natural OU biscoito salgado e suco natural (tava ela lá, fazendo suco de uva de saquinho. Parei na hora e expliquei o que é o suco natural... não q eu não faça. Faço de laranja, limão, abacaxi... não com mta frequência, mas faço). E expliquei que o biscoito tem q ser salgado. Não é recheado. Tá levando Cream Cracker... rs
QUARTA - Gelatina e biscoito de cereal OU bolo de cenoura com suco. (ela já fez o famoso eca pro bolo de cenoura. COMO PODE? Vou mandar o biscoito de cereal, né? rs)
QUINTA - Iogurte e pão com geleia, manteiga ou queijo OU broa de fubá com chá (EU ficaria com a segunda opção fácil! Mas ela?... vai ser pão com requeijão e iogurte, pq com isso ela está acostumada... afe)
SEXTA - pão de forma com presunto e queijo (misto frio ou quente) e salada de frutas (o misto vai ficar frio de qquer jeito, né? rs E a salada é 'comunitária' e ela vai ter q levar leite condensado. Na salada vai ter banana, manga, laranja, uvas, mamão, morangos, peras, maçãs, abacaxi, goiaba, melão.)

Bom... escrevi na agenda sobre essa dificuldade q ela tem de experimentar as coisas e pedi um help no incentivo para q ela experimente. Quem sabe? Pra terem ideia, teve um Para Casa que pedia pra escrever nome de 5 frutas q ela mais gostava em ordem alfabética... da primeira vez escreveu só banana... daí falei pra ela escrever as q ela conhece, msm q 'não goste' aí rolou "maçã, mamão, melão e melancia"...

Mas, gente... se vcs tiverem ideias pra me dar, coisas q não seja "faz carinhas e/ou paisagens no prato" ou "chame-a pra te ajudar nos preparativos" pq nada disso adianta... ela ADORA me ajudar a preparar, mas não come...
Enfim... depois conto pra vcs o resultado dessa semana da alimentação na escola... vamos ver no que vai dar... rs

PS: gente, vai rolar um piquenique aqui em BH!!! Confiram aqui e participem!!

9 comentários:

Uma parte de mim disse...

É triste isso!, o meu filho Zion ainda tem esse problema mais tem uma dieta, ele tem intolerância lactose e sofre muito quando foge da dieta.
Mais graças á Deus prefere biscoito salgado, gosta de verdura e frutas.O único que faz uma carinha enjoada é o do meio Zoé mas come!
É super difícil quando se trata de alimentação, minha filha era do mesmo jeito de Sofia e até hj se alimenta mal, nunca insisti deixei a vontade, ela é magrinha que da dó rsrsrs,bjo.

Lola disse...

Oi Telma!
Sei bem o que vc está passando...então deixa eu ver se consigo te ajudar!
A primeira dica é: disfarce a comida! por exemplo, ela não curte bolo de cenoura, mas gosta de brigadeiro? Recheie o bolo com o brigadeiro e faça uma cobertura com ele também! E na massa do bolo, bata bem a cenoura no liquidificador e coe, ficando só o líquido. Sem aqueles gruminhos da cenoura crua, talvez engane melhor o paladar da Sofia!
Ela não gsota de frutas? Misture na gelatina, no sorvete ou no doce-de-leite!
Faça copinhos de tomate com queijo derretido! Cavuque o tomate, recheie com muita mussarela, pedacinhos de presunto e coloque no forno até gratinar!
Ou seja, vá testando e misturando uma coisa que ela não gosta com algo que ela curte.
Bjs e boa sorte!

Adelaide Araçai disse...

Telma aqui não tive esse problema propriamente dito, pois eu tentava sempre dar frutas e legumes junto com coisa gostosa.... faziamos e fazemos até hoje (minha filha tem 14 anos) brigadeiro de colher para comer frutas, como se fosse um founde.
Legumes e frutas eu colocava em bolos e as saladas sempre continham macarrão colorido em maior quantidade.
Se faço algo que ela não gostava sempre colocava um pedaço pequeno no prato dela, mesmo que ela não comesse mas para se acostumar com o prato colorido. Claro que ela reclamava, mas eu avisava que era apenas para o prato ficar mais bonito.
Hoje ela me pede para fazer mais saudável.

Ah! sempre apelei para a vaidade, evidenciando o lado estético, quando via matérias que falavam de cabelo bonito, onde uma das sugestões da especialista era comer alguma verdura em especial, eu lia para ela assim como quem não quer nada....rsrs

E olha que funcionou....kkk

Ah! para o intestino muito iogurte do que ela gostar e se preciso for eventualmente apelar para um fitoterápico.
Afinal intestino preso da rugas....kkkk Não ligue aqui tudo é pela beleza....rsrs

Muita Luz e Paz!
Abraços

Dani Moura disse...

Oi Telma!
Eu tenho 2 assim aqui em casa, sei bem como é...
Sofri muito com o mais velho porque ele era magrinho magrinho... dei muitas vitaminas, biotônico, sadol...mas quanto mais insistia com a comida pior era... já com o mais novo eu não me estresso tanto a única fruta que come é banana, o resto só no suco, e procuro disfarçar os legumes na massa de panquecas que ele adora ou na lazanha.
O intestino dele só não é ruim porque ele adora aqueles yakult sabe? e toma todos os dias!
A luta é diária mas não me estresso mais!
Beijinhos espero ter ajudado um tiquinho!

lilian vieira disse...

Telma querida,aqui em casa não tenho estes problema,pois meus meninos comem de tudo de quiabo a brócolis,mas o meu sobrinho é assim,a minha mãe vive disfarçando os alimentos,cozinha beterraba no feijão,coloca frutas na gelatina,aveia no bolo de chocolate...uma coisa que eu acho que ajuda é ele ver meus filhos comendo,as vezes ele se empolga e acaba experimentando,aqui em casa ele já tomou suco de abacaxi,de laranja e comeu carne com legumes,e mudando de assunto,eu não desses-ti do quadro de regras não ? é que eu tô num corre danado!espero que até a semana que vem já dê para eu te mandar as informações,tá ok?bjos.

Neli Rodrigues disse...

Telma, aqui em casa meus filhos são "de lua", teve época que tinha que ter salada de tomate TODOS os dias, pois Gabriel pedia, hj ele não quer saber de tomate, mas gosta de alface, então compro alface toda semana. Tomate pra eles comerem uso juntamente c/ o molho pronto, mas pico beeeem picadinho, então acabam comendo tomate. Meu marido e eles adoram refrigerante, tava um vício diário, cortei, agora só nos fds. Na semana e suco natural e como não tem outra coisa eles são obrigados a tomar, o jeito é não ter outra opção assim acabam tomando o que tem. Pro intestino da Sofia, mto iogurte, Yakult e líquido, mto liquido. Eu qdo pequena só comia feijão e carne, qdo fui crescendo percebi que teria problemas qdo saísse c/ amigas e namorado, ai por conta própria fui mudando e hoje como de tudo, mas meu marido não come NENHUM legume ou verdura até hj, acredita?
Bjs

O meu pensamento viaja disse...

Telma, que idade tem sua filha?
Acho, realmente, que algo tem que ser feito porque o que está em jogo é a saúde da menina. Aos pouquinhos, com muita paciência, vá introduzindo, todos os dias um pouquinho de fruta.
Aqui na Europa é mais fácil porque, como não faz tanto calor, começámos as refeições com um creme de legumes que leva tudo e, assim, a criançada vai acostumando, mais facilmente do que se tivesse que comer saladas ou legumes cozinhados.
Desejo-lhe sucesso numa empreitada que sei, não é nada fácil.
beijo

Chris Ferreira disse...

Oi Telma,
imagino o seu desespero! rs.... É mesmo muito ruim. A dica que eu tenho para te dar é esconder os alimentos. Bater uma beterra no feijão... e tentar receitas que ela goste colocando os alimentos que fazem bem. Eu já postei algumas receitinhas no meu blog mas vc acha muita coisa na internet.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Falou, tchau! disse...

Ai, que ruim né? Eu sempre fui boa de garfo. Acho que não dei trabalho nesse sentido pra minha mãe. Mas outras irmãs sim. Até hoje algumas não gostam muito de verduras. Eu adoro. Mas não sei... de repente uma salada de frutas com leite condensado desce, não? Pra ela comer verduras, só disfarçando mesmo. Pensei numa torta de legumes que minha irmã fazia. Era bem colorida e colocava salsicha pra não ficar tão "verde" e natureba. Um hamburguer tb pode te ajudar. Colocar alface, tomate, pimetnão... Quem sabe né?

Beijos!