quinta-feira, 15 de março de 2012

Rotina Semanal/Mensal

Então, prometi pra vcs que viria mostrar como tenho organizado a minha rotina semanal, né?
Primeiro preciso contar que busquei ajuda pra fazer essa rotina. Primeiro foi num post que eu vi lá no blog da Dona Amelia e montei meu primeiro quadro de rotina. Saí toda da rotina, pq não planejei bem, confesso...
E qndo comecei o Desafio Pérolas da Organização, cacei no blog da Alê e tbm encontrei dicas pra fazer a minha rotina (lá tbm tem dica de rotina pra quem trabalha fora). São dicas, né, gente... pq cada um tem um tempo e um jeito diferente de fazer as coisas, mas com certeza tudo isso ajuda e muito!
Então, aqui está a rotina que criei pra mim:
(Clique na imagem pra ver maior)

Mas aí, o que acontece em dias como o de ontem, por exemplo, que estou na segunda semana e era dia de FAXINAR a cozinha, mas precisei sair de tarde????
Ontem mesmo, antes de acordar a Sofia, eu li esse post MARAVILHOSO da @marihartdore. Eu penso assim: se for pra se matar na arrumação, não vale a pena! É preciso viver e aproveitar tbm!
Como estou seguindo a rotina direitinho, a cozinha não estava um caos: fogão e pia limpos. Lavei as vasilhas e tudo ficou ok. Passei um pano no chão qndo voltei. Então, num outro dia (até msm amanhã, q o dia é livre), posso fazer essa faxina, certo?
O bom de fazer a rotina e deixar um dia livre é que, se vc não conseguiu fazer algo num dia, dá pra fazer no outro tranquilamente! Mas o melhor de tudo é que a casa estará SEMPRE bem arrumadinha!!

Bom... eu sempre arrumo a casa de tarde. Só as Tarefas Iniciais é que faço pela manhã mesmo e a lavação de roupas, que começa qndo eu acordo. Isso tudo pq tiro a manhã pra ficar um cadim na net e depois, ajudando a Sofia nos deveres. Depois que a levo pra escola, fico aqui até 14:30hs +- e depois vou pra labuta. Com a casa já organizada, a limpeza fica fácil! Entre 16hs e 16:30hs eu já estou livre de novo, pra voltar pra cá ou mesmo pra inventar qquer outra coisa, como as caixas que reutilizei pra guardar os DVD's na sala. Depois vou postar o PAP, mas todo mundo já deve saber como é! hueheuheu

Então... é isso aí! Espero q a rotina ajude vcs, pq a mim, com certeza! E agradecer a quem me ajudou a montar minha rotina e organizar minha casa, né? Dona Amélia e Alê Rigazzo!!

9 comentários:

Vanessa Anacleto disse...

Telma, pq essa nossa vida parece uma gincana? Qualquer boa ideia de organização vem dos céus! Obrigada

bjs

Adriana Balreira disse...

Muito bem Telminha, estando já tudo organizado não acumulando fica mais fácil mesmo manter a casa ajeitada. Adorei a sua tabela, muito legal. Parabéns!
Beijos
Adriana

Uma parte de mim disse...

gostei muito da tabela!, tenho uma rotina aqui em casa , mas ando fugindo dela em algumas partes da casa!, preciso voltar a me reorganizar.Adoreias indicações,bjo.

ale disse...

Espetacular!!!
Telma, que planejamento ótimo!
Como a rotina dos meus filhos mudou (futebol, terapias todas, etc), JM agora anda e brinca e nós nos mudamos de uma casa para um apartamento,não tenho nenhuma ajudante (nem faxineira, nem passadeira) a minha rotina doméstica também está bem diferente daquela que postei.
É isso mesmo que você falou, cada um tem que fazer a sua, conforme a necessidade e a dinâmica da família.
Também acho que não devemos nos estressar e pirar quando alguma coisa foge ao controle ou sai do plano. Como você disse, com a manutenção em dia, nada está um caos total, se não der no dia livre, deixa para o próprio dia agendado da próxima semana.
Estou super feliz por você.

Bjo

Falou, tchau! disse...

Adoreiii!!! Vou copiar! rsrrs Será que consigo me dedicar? Ah deve ser o máximo! Vou em esforçar! Beijossss! Mais.

Patrícia Gomes disse...

Ficou ótima a sua organização, frô!
Eu ainda estou montando a minha, mas dentro do que tinha postado, mas tava complicado, agora vou ter mais tempo livre e ficará melhor.
Obrigada pelo link.

Xerinhos
Paty