quinta-feira, 1 de março de 2012

Organização do tempo da criança

Outro dia vi no TT o link pra esse post: "7 dicas para organizar melhor o tempo do seu filho". Li, gostei e vim dividir aqui como tenho feito isso com a Sofia. Confesso: não é fácil! Mas vamos lá?

1 - Hora de fazer a agenda.
Essa é a parte mais difícil... definir com a cria os horários. Ela sempre enrola pra tudo!
Ano passado fiz um quadro de horários q não funcionou. Esse ano ela pediu que eu fizesse de novo, que ela ia obedecer! Refiz, reajustando alguns horários e começamos de verdade ontem (quarta feira), mas não deu certo!! Ela ultrapassou TODOS os horários! A única coisa q ela fez 'no horário' foi acordar e tomar café da manhã. Aliás, ela acordou bem antes do planejado (às 8:00 tava de pé e o planejado é 8:30). Hoje ela já foi BEM melhor! Mas a hora do banho foi dureza... foi atrasada e levou brinquedos, daí já viram, né? Mas no fim, almoçou em um tempo bom e já está na escola.
E este é o quadro de horários que fiz pra Sofia... se alguém achar interessante e quiser copiar a ideia, ok.

2 - Hora de organizar o espaço
No quarto da Sofia não tem espaço suficiente pra mesa de estudos, por isso ela estuda na sala. Mas qndo é a hora do Para Casa, é só hora disso! Ela toma o café da manhã, coloca as coisas na cozinha de volta, tiro o forro e aí sim colocamos os cadernos e lápis. A única coisa que fica é o jarro com as florzinhas novas.
No quarto ela tem a prateleira do armário só pra cadernos e livros da escola e não admito que fiquem fora do lugar! Terminando o Para Casa, os cadernos da aula do dia seguinte já vão pra mochila, tudo arrumadinho. E antes era eu quem arrumava. Hoje só confiro e a deixo arrumar. Os cadernos que não tem aula ficam lá na prateleira.

3 - Hora de extravasar
Sofia não tem atividade extra curricular. Meu bolso não ajuda e tbm tudo é meio distante daqui, seria necessário carteira de motorista (pq o carro fica parado na garagem durante a semana...). Sábado ela começa a fazer balé aqui perto e foi a única coisa que encontrei por aqui. Mas tá ótimo!

4 - Hora de brincar
Ela tem uns minutinhos da noite pra brincar, logo que chega da escola e antes do Para Casa e pela manhã tbm, pra treinar andar de bicicleta sem rodinhas (ela decidiu que quer aprender e pediu pra tirar as duas rodinhas auxiliares!)

5 - Hora da escola
Levo na porta da escola, busco na porta da escola. Converso sempre com professoras e coordenadora e todos q fazem parte do aprendizado dela. Dou puxões de orelha, mas tbm elogio muito qndo ela consegue fazer os Para Casa direitinho! E estou sempre acompanhando o Para Casa, msm se preciso fazer outras coisas... e isso às vezes é complicado, pq se preciso fazer outra coisa, a atenção dela sai do Para Casa! Então, preciso fazer com q ela aprenda a se concentrar sem a minha presença tão em cima, senão fica maçante pra nós duas!

6 - Hora de dormir
Sempre exigi que ela dormisse às 21hs. Nem sempre dá certo e isso gera conflito, pq nessa hora eu já to cansada e marido tbm. É uma luta, mas tem dado certo...

7 - Hora de ponderar
É mais ou menos o que falei sobre o Para Casa. Eu preciso ficar de cima pra q seja feito, mas daí começa a ficar chato... e eu sempre faço com q ela pense bastante. Se não sabe, vai pra escola sem a resposta: não faço por ela! É difícil... tem vezes q dá vontade de pegar e fazer logo mas... q adianta? Não estarei lá na hora da prova, né?

Sofia esse ano tem 4 aulas só de Português - Ortografia, Caligrafia, Gramática e Interpretação Textual -, além de Redação, Literatura, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês e Artes.
As 6 primeiras matérias é com a mesma professora, o que é bem legal, pq ela incentiva em praticamente todas as aulas a escrita 'livre', produção de texto. É difícil, mas assim Sofia já vai pegando o gosto pela escrita e tbm vai aprendendo a usar o português certinho (e eu vou acabar aprendendo com ela! heueuheu)

Enfim... esse ano vou pegar bem no pé, pq a escola 'pesou' bastante! Muita matéria, muita leitura, muito português! Mas assim q é bom! E a mim só resta incentivar bastante essa criança!

*** ATUALIZANDO***
Acabei de ler o post "Sete erros na educação do seu Padawan" do Nerd Pai e recomendo como um complemento a esse meu post!

10 comentários:

Duas Moças Prendadas disse...

Oi amore , arrasou,amei,apesar de não ter filhos , já fui educadora , trabalhava com crianças de 12 a 18 anos , em sistema de internato, e manter uma rotina é imprescindível pra melhorar o desempenho deles . Parabéns e que bom que a Sofia tem uma mamãe tão dedicada !
Coração vem participar do sorteio do nosso cantinho , ta um mimo :
http://casascoisaseoutros.blogspot.com/2012/02/sorteio-mimoso-em-homenagem-as-mulheres.html
Beijos !

Fernanda Reali disse...

Amei, Telminha! Já fiz a lista diária que aqui chamamos ROTINA. Vou te imitar e fazer hoje as rotinas que estão já bem diferentes de quando começamos a fazê-las. Eles crescem e surgem mais coisas.

beijoooo

Rosely Archela disse...

Parabéns Telma! amei a agenda da Sofia. è bom começar cedo! Parabéns. beijos

Cissa Branco disse...

Telma,

Que bacana isso, tento organizar um calendário para o Felipe mas nunca consigo fazer um legal, bonito. Quero saber dos custos para encomendar o meu.
Grandes beijos

Lola Flor ou Mariana disse...

Telma
Só por deus mesmo! Quem vai ler este post primeiro é o meu filho, depois meu marido e todas as minhas amigas. Como é difícil organizar esses baixinhos!

Lola.

Adelaide Araçai disse...

Amei a idéia. Além de bonito ficou algo que é fácil para qualquer criança entender.

Abraços

Uma parte de mim disse...

Lembrei da música do titãs velhinha, "rotina", como é difícil colocar e seguir ao pé da letra a rotina com as crianças.Aqui são três na escola, minha filha desde pequena tem seus hábitos de estudos e até hj não mudou.Tento passar isso para meus filhotes e as vezes tudo torna complicado demais.Gostei muito do quadro de horários,bjo.

lilian vieira disse...

adorei estou tentando aplicar as rotinas para as crianças,como faço para para ter um personalizado?se puder entre em contato :lcsvvieira@gmail.com
bjos.