segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Primeiro ano...

Era abril de 2004 quando eu me descobri grávida aos 22 anos. Só que... eu engravidei no final de fevereiro/04 e nem tinha me tocado. Mesmo com as dores de cabeça, as azias e a fome imensa. Mas me cansei de sentir a tal dor de cabeça, fui a um posto de saúde, que no dia só estava atendendo obstetrícia, mas me encaixaram. O ginecologista disse que eu devia estar com rinite, sinusite ou algo do tipo e me mandou voltar na outra semana pra fazer uma chapa da face... uhum... ainda bem que uma amiga insistiu pra que eu fizesse o teste de farmácia. Fiz. Super positivo. Mas pra garantir fiz o exame de sangue tbm...
Contar pra minha mãe não foi fácil. Aliás, não contei. Eu só entreguei o resultado do exame e nós choramos, sem falar nada. Ela conta que chorou 3 noites seguidas. Mas tive seu apoio, o que foi fundamental pra conseguir levar tudo adiante....

Sofia, minha filha... seu sexo foi confirmado aproximadamente no 7º mês. Quem escolheu o seu nome, na verdade, foi a tia Sheila. A escolha foi a partir do livro "O Mundo de Sofia" e eu adorei!
Depois que saí de licença, o primeiro blog que criei para contar da gravidez e dos primeiros tempos foi "Meu Mundo com Sofia". Não existe mais, mas todos os arquivos estão guardados!

Você nasceu, no dia 20 de novembro de 2004, às 17:37 hs, parto normal com fórceps! Sabe... na hora eu não queria pensar na dor, só sorria por saber que dali a pouco tempo vc estaria nos meus braços. E logo vc veio, já chegou mamando muito, não desgrudava do meu peito!
 Apesar dos pesares (fórceps), fomos para casa rápido, em menos de 24hs de internação. A única tristeza era ter o vovô (seu bisa) internado por conta de um AVC... Mas vc chegou e foi um motivo de alegria e esperança pra toda a família!


Cabeluda, não gostava de tomar banho... chorona... mas linda!
 Seu primeiro passeio 'pelo mundo' foi num Parque Ecológico de BH. Ainda não estava com 3 meses, mas vc deu umas risadas e aproveitou o que podia aproveitar para alguém dessa idade. 

Nessa época vc começou a apresentar um problema: chorava muito ao fazer cocô! E um dia eu descobri muito sangue na sua fraldinha! Foi doloroso todo o processo até descobrir o 'problema'. Teve raio-x do intestino com contraste (e segurar vc pra fazer isso me fazia chorar mto; eu e vovó); teve colonoscopia, onde não pude acompanhar o exame e chorei durante toda a espera e depois te pegar no colo toda molinha, esperando com ansiedade vc acordar... Ô época difícil! E então descobrimos hiperplasia nodular linfóide (alguns nódulos do intestino aumentados e com isso, toda vez q fazia cocô, passava rasgando, literalmente). Mas esse problema sumiu... 'do mesmo jeito' que veio. Graças a Deus!
O segundo grande passeio da sua vida foi pra praia, Vila Velha/ES. Não entrou na água, não pisou na areia. Só ficava no carrinho ou mamando. Vc chorava toda vez que entrávamos no quarto do hotel... era um sacrilégio! rs Mas foi um passeio delicioso: eu, você, vovó, tia Sheila e tio Binho...

Vc crescia e virava uma bolinha... Aos 5 meses participou da sua primeira Páscoa! Em casa, produzíamos ovos para vender e era uma loucura!!! Fazíamos um ovo gigante para rifar e aproveitamos seu pequeno tamaninho para te comparar com o ovão...

Fazíamos de tudo um pouco com vc! Ê laiá... virava a bonequinha que enfeitávamos loucamente, mas vc gostava!

Seu batizado foi em abril/2010. Seus padrinhos: tia Sheila e tio Binho. Consagração: tia Rosi e tio Luiz Paulo. Você estava linda, com o vestidinho usado há outras gerações...


E o que eu não entendo é que... você chupava laranja! O que aconteceu que hoje vc 'não gosta' mais? A verdade é que você antes comia de tudo. Mas é como me falaram outro dia: quando bebê a gente ainda consegue controlar o que a criança come, mas quando vcs conhecem os salgadinhos (chips), chocolates e outras porcarias... ai, ai... rs

Quando vc completou 6 meses, comemoramos com uma mini festinha, particular, e vc se assustou com a vela acesa e com a cantoria!

Aos 7 meses vc aprendeu a engatinhar! Estávamos na casa de uma amiga minha e uma revista te chamou atenção lá no sofá. Vc veio rastejando, se apoiando e, finalmente, engatinhou! Tenho as cenas gravadas na cabeça até hoje...



O primeiro dentinho saiu aos 9 meses... 

E a primeira vez num biquini (que teve que ser amarrado na lateral por ser tão grande) foi aos 10 meses.


E, aos 11 meses, entendia que já estava chegando o dia de completar um ano de vida fora da barriga... um ano alegrando a família e nos deixando bem malucos tb! 

Mas na hora de cantar o parabéns mesmo... falhou! rs

O primeiro ano com você foi tão especial quanto qualquer outro.
Ser mãe num momento em que não se espera não é fácil, mas amor e carinho nos faz superar muita coisa. Saber que você dependia exclusivamente de mim para se alimentar até os 9 meses era muito bom! Ver você crescer, se desenvolver, sentar, engatinhar e depois caminhar nesse primeiro ano... foi tudo especial!
A comemoração do seu primeiro aninho foi simples, feita por mim, pela madrinha e pela vovó, mas foi cheia de carinho e amor de todos os que compareceram! Foi tudo muito especial!
E, por mais difícil que tenha sido a experiência de ser mãe sem um companheiro, hoje sei que ele não fez falta. Tínhamos eu e você! Tínhamos vovó e vovô! Tínhamos seus tios e tínhamos os meus tios. E tínhamos também os meus avós. Todos... TODOS MUITO ESPECIAIS, por me proporcionarem uma vida especial com vc, minha neguinha...

FALTAM 7 DIAS!!!
------------------------------------------

A ideia é fazer um post por dia sobre cada ano com a neguinha. Nunca fiz isso, mas já tive vontade. E dessa vez vou fazer. Hoje mais cedo fiz o primeiro post... Passa aqui e veja tbm o desenho que fiz dela a partir de uma foto!

9 comentários:

Adriana Balreira disse...

Adorei a sua ideia. Menina a Sofia continua com o mesmo olhar de quando era bebê. Que lindo. E vc era tão magrinha... Benza Deus!! Muito lindas as fotos. Parabéns!
Beijos
Adriana

Uma parte de mim disse...

Oii Telminha que Deus proteja Sofia e dê muitos anos de vida a essa garota tão simpática!!
Filhos em nossas vidas são bençãoe felicidades todo instante,bjo.

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Oi!
Adorei essa retrospectiva que vc vai fazer da Sofia!
Esse primeiro ao foi delicioso de acompanhar.
Filhos são o que temos de mais precioso no mundo!
Um beijo e um ótimo feriado

Faniquito disse...

Oii, minha querida !!!

Que post liiindo...emocionante !! Deve ter sido barra enfrentar tudo com tão pouca idade mas vc venceu! E dá prá sentir daqui a emoção.E a tua Sofia é linda e com um olhar tão expressivo.

Beijinhos

Ana

AUDENI OU Dona Mocinha disse...

Oi Telma, que lindas!!!
Vc. grávida de barrigão, a Sofia bebê, o 1.o aninho, nossa que fofa!!!

Seu bebê já é quase uma mocinha, rsrsrs


Beijos e linda semana as duas



Audeni

Josiana Leite disse...

Linda você grávida e ver Sofia bebe, muita emoção e graças a Deus muita vitória, grande abraço.

paulo e luis disse...

Oi Telma..linda homenagem..é tão bom ver nossos pequenos crescendo assim bem e felizes...beijos e vou ler todos..beijos Sofia( já te falei que amo esse nome???)